A Melhor Célula do Mundo [Dicas Práticas]

23

No último sábado (09/02), estava em uma das células que supervisiono e tive a oportunidade de ter contato com um membro de célula de outra cidade que nos visitava. Durante uma conversa ele me disse que estava encantado com nossa célula. Fui mais a fundo para poder entender o motivo e descobri que na verdade não era só pela qualidade da célula, mas o pequeno grupo que participava em sua cidade não estava praticando algumas coisas básicas.

Quero compartilhar algumas coisas, mas antes deixo claro que não existe célula perfeita. O líder não deve exigir perfeição, pois pode intimidar aqueles que almejam algum dia liderar um grupo pequeno. Célula é lugar de treinamento também! Isso não nos isenta, por outro lado, de buscarmos a excelência naquilo que nos é delegado.

Existem vários modelos de células pelo Brasil, mas geralmente os momentos como Recepção, Dinâmica, Louvor e Adoração, Palavra, Visão, Oração e Lanche são comuns à maioria delas (no caso do MDA adiciona-se ainda o momento da Oferta). Sobre esses momentos vou passar algumas dicas práticas a fim de que sua reunião de célula possa melhorar em qualidade. Atente-se para isso são dicas para a REUNIÃO de célula, isso não quer dizer que a sua célula vai bombar, pois sabemos que a reunião é somente uma parte da vida do seu pequeno grupo. Vamos lá?

RECEPÇÃO

Esse é um papel principalmente do anfitrião. Ele deve receber a todos com sorrisos e abraços. Um bom anfitrião faz com que todos se sintam bem vindos e queridos na célula, por isso não deve ter apego às coisas de sua casa, pois vez e outra uma parede será suja ou algo vai ser quebrado. O ambiente físico da reunião também se encaixa na recepção, um local bem iluminado, com cadeiras limpas e dispostas corretamente dão a sensação de receptividade, de que somos esperados. A criatividade também conta e muito, claro. Certa vez fui vistar uma célula e à porta havia uma pessoa que nos entregava cartõezinhos com balinhas. Em datas comemorativas também são válida as lembrancinhas (Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher…).

DINÂMICA

Elas são fundamentais para quebrar o gelo, trabalhar o conhecimento interpessoal e divertir! Não podem faltar! A dinâmica ideal depende do momento que a célula vive. Por exemplo, se for uma célula nova aconselho dinâmicas que unem diversão com uma resposta que revele algo sobre a pessoa (nada muito íntimo, lógico), assim pode-se ir conhecendo um pouco mais da vida de cada um. Interessante também é fazer desse momento uma introdução à Palavra. NUNCA leve uma dinâmica meia-boca (feita de qualquer jeito, que não tem nada a ver… ), prepare esse momento com todo o carinho, pois muitas vezes ele determina o clima de todo o restante da reunião.

LOUVOR E ADORAÇÃO

O que mais ouço das pessoas sobre esse momento é: “Não temos quem toque, aí fica difícil”. Eu também pensava assim e por muito tempo “penei” com esse momento em minhas células. Mas o louvor está intimamente ligado à vida com Deus dos membros da célula, então elabore estratégias para que a célula busque! Faça sua célula entender o valor do tempo de louvor e adoração. Fundamentado isso, tudo fica mais fácil! Não tem quem toque, arrume um som portátil, ou uma caixinha que pode ser plugada no celular (comprei uma outro dia que é um estouro!). Leve músicas conhecidas e confeccione um hinário para sua célula com as letras das canções que mais gostam de cantar (esse recurso é fundamental para o visitante). Aconselho músicas alegres, que levem os membros a celebrar, festejar.

PALAVRA

Creio que o sucesso desse momento – que é o coração de uma reunião – está no fato de fazer boas perguntas (clique aqui e veja um artigo sobre a palavra na célula). O lugar de escutar é no culto de celebração, no treinamento de líderes, a célula é lugar de falar! Então, líder e membro, aconselho a dar uma pincelada (coisa de 5 minutos) sobre o tema que será abordado e investir pesado em perguntas pertinentes (relacionadas logicamente ao tema) para que os membros possam falar o que entendem, o que estão aprendendo, o que estão vivendo. Pelas respostas dá para se ter ideia do momento espiritual de cada um, conhecer o coração, as motivações. O compartilhar de cada um pode edificar muito mais do que uma palavra em que só um fala e todos os outros escutam. O sistema de perguntas traz dinâmicidade à reunião, empolga, gera vontade de ir mais fundo no tema debatido. Os benefícios são inumeros!

VISÃO

Uma palavra para esse momento: FUNDAMENTAL. Muitos ainda não entendem a importância de incucar (a palavra é essa mesma) a visão na mente dos membros. Acredite se cada participante do grupo tem conhecimento sobre o modelo em que está inserido é muito mais fácil o trabalho fluir. Aproveite esse tempo para ensinar sobre a visão, a cada célula traga um apecto para ser visto. Incentive, através da divulgação, o grupo a participar dos treinamentos oferecidos pela igreja (TADEL, TLC, CTL…), para que os membros tenham contato com as estratégias da visão. Use esse momento para sempre relembrar o propósito e as metas da célula (veja Estabeleça Metas): tempo de oração, trazer visitantes, data de multiplicação e etc. Se o líder entender o poder desse momento e usá-lo com sabedoria a célula tem grandes chances de atingir seus obejtivos.

ORAÇÃO

Esse momento deve ser recheado de ousadia, fé, seriedade! As pessoas hoje buscam algo que não sabem o que é. Há um vazio que elas não conseguem preencher, há nelas um desejo de se apegar a algo para acreditar. Através da oração testemunhamos cura, libertação, cura e consequentemente salvação. Nesse momento separe um tempo para que os membros também possam testemunhar sobre a guerras vencidas em oração junto com a célula, isso aumenta a fé das pessoas. Numa célula que supervisiono o líder bolou um rodízio de oração, em que intercediam uns pelos outros durante a semana de forma que nenhum ficava sem cobertura, a cada reunião o membro ficava resposável por uma pessoa diferente. Vale a pena investir um tempo, líder, para bolar estratégias que façam elevar o nível de oração de sua célula. (Veja O Poder da Oração na Célula)

LANCHE

Mas exite estratégia no lanche? Claro! Ele serve sim, num primeiro momento, para atrair pessoas a célula. A célula pode em uma comunhão oferecer churrasco aos visitantes, então para pessoas que são mais fechadas você irá convidar para ir a um churrasco e não a uma célula. Líder, tenha a sensibilidade para perceber o contexto da sua célula, um lanche suntuoso pode inibir outros a contribuir com esse momento.

OFERTA

É o momento perfeito para o líder trabalhar a generosidade da célula. Em nossa igreja trabalhamos bastante a assistência social com os alimentos arrecadados através das ofertas nas células. A dica é: estabeleça metas, por exemplo, de cestas básicas por mês. Ao final de cada mês o grupo pode fazer um evento evangelístico entregando o que foi arrecadado. Líder, trabalhe com seu grupo para que eles adquiram o entendimento de que a oferta é uma honra a Deus, muito mais do que um investimento com retorno. Fale somente o que a PALAVRA diz sobre esse tema, ok?

Essas são algumas dicas, se você também tem algumas poste nos comentário, por favor, vamos enriquecer esse artigo.

Abraços. Deus os abençoe!

Sou um apaixonado por minha esposa Danielle, minhas filhas Wanessa, Ana Cecília, Ana Liz e meu caçulinha Téo. Designer, idealizador do Projeto Amo Minha Célula. Amo ler, escutar, ver e estudar. Sou anfitrião de célula e trabalho com pequenos grupos desde 2005 na Paz Church Palmas/TO.

Posts Relacionados

175 Responses
  1. Oba! Minha igreja iniciará em célula amanhã. O Senhor me despertou (3:20h), vim para Net e escolhi esse site.
    Obrigada Senhor. obrigada irmão.
    Entendi os passos e vamos estudar mais sobre a mensagem de domingo anterior.
    Preciso de dinâmicas….
    Beijos!

      1. Eu conheço um aplicativo perfeito para o site o “Amino” esse é um APP para vc criar e entrar em varias comunidades com cada uma com seu tema, se vcs quiserem criar uma comunidade seria muito bom, tem enquetes (que todos os membros da comunidade pode participar) Quiz (para testar o conhecimento de cada um que participar do Quiz) e varias outras coisas

  2. Olá,tenho 15 anos e eu estava conversando com um amigo e decidimos em criar uma célula, e eu convidei alguns amigos (cristãs e não cristãs),e como o primeiro dia eu quero ter como palavra falar do amor de Deus e sobre como Jesus é grande em nossas vidas,porém, não sei algum tipo de quebra-gelo ou perguntas de reflexão,espero que você possa me ajudar.
    Paz do senhor.

    1. ola Rayssa, tudo bem?
      me chamo Priscila
      Primeiramente gostaria de saber se você faz parte de alguma igreja, pois na verdade toda celula para ser criada, precisa de um lider o qual tenha sido treinado e ungido por outro lider.
      Sendo assim, para voce iniciar uma celula, sugiro que fale com seu pastor e pergunte o que pode ser feito.
      Deus abençoe !

  3. Graça e Paz!!!
    Me chamo Anne sou de Manaus-Am da IGREJA PENTECOSTAL CRISTO É A VIDA e
    é com eterna gratidão ao Senhor que hoje ministrarei na célula que eu participo, tenho um sonho de abrir uma célula em minha casa e no site #AMOMINHACELULA venho aprendendo muito e quero pedir aos irmãos que me ajudem dando dicas de dinâmicas, estrategias par que não caia na rotina e orem por MANAUS -AM abraço fraterno.
    Shalom!!!!!

    1. Marcia, a primeira coisa a ser pensada é o tema, assim fica mais fácil direcionar as perguntas. Exemplo: Um tema extraído desse seu texto pode ser FIDELIDADE. Com o tema definido elabore perguntas que façam os participantes meditar sobre o assunto. Exemplo: Quais as recompensas da FIDELIDADE a Deus ou às pessoas? Espero que tenha ajudado. Paz!

      1. Moraga Mena

        Boa noite Brunno, como posso escolher uma Igreja para frequentar ou Célula, gostaria muito de me aproximar mais da palavra do Senhor, mas n sei como fazer! Podes me orientar!

        1. Brunno

          Olá, Moraga! Td bem? Eu li seu comentário em nossa página.

          Fico feliz em saber que quer se aproximar mais do Senhor.

          Sobre a escolha de uma igreja e célula isso é bem pessoal, mas algumas coisas podem ser avaliadas para te ajudar.

          1- Procure uma igreja que siga o modelo de células;
          2- Uma igreja/célula em que vc se sinta bem;
          3- Se possível perto da sua casa – quando não temos transporte isso facilita muito;
          4- Escolha uma igreja/célula em que veja possibilidade de servir.

          Espero que essas dicas ajudem. Paz!

    2. Uma ideia é você levar uma reflexão da palavra que foi ministrada,seria bom a palavra que seu pastor ministrou,caso não dê certo a mesma mais que seja um tema parecido.

  4. Boa tarde, minha célula esta multiplicando e tive a benção de receber a noticia que sábado comecei uma em minha casa. Estou nervosa, ansiosa, animada …. mil e um sentimentos … Queria umas ideias sobre convites, lembrancinhas ….algo que o convidado veja o amor e alegria que tenho por ele estar ali ….estou amando o blog , tem me ajudado muito … abraços Deus abençoe !

    1. Olá, Andressa. Uma ideia que vi em uma célula e achei muito interessante: duas pessoas ficaram na entrada da casa recebendo todos que chegavam com um bombom, um grande sorriso e abraços. Eles entregavam junto com o bombom um versículo ou frase que estava relacionada com a palavra que ia ser compartilhada no dia. Legal né? Acho que pode ser uma estratégia que você pode usar. 😉

    1. Olá, Jessica. Para mim a melhor forma de ministrar a palavra na célula é rediscutindo o que foi pregado no culto de domingo em forma de boas perguntas, como descrevi. Eu entendo que é muito mais proveitoso ouvir as pessoas falarem e se ministrarem umas as outras do que uma só pessoa compartilhar uma palavra. Se as pessoas da célula que você pretende começar não frequentam o culto ainda, não tem problema. Desenvolva temas pertinentes e use perguntas para escutar o coração delas. Paz!

  5. Esse site foi um presente de Deus pra mim, muitas dicas maravilhosas, ontem fiz a dinâmica do Pecado, e foi muito bacana, todos gostaram. Que Deus continue abençoando sua vida cada dia mais e lhe dando mais sabedoria para compartilhar conosco.

  6. Olá, Amei seus textos….
    Na minha célula estou encontrando muitas dificuldades de atrair a galera, a célula não é prioridade pra maioria.. O posso fazer? A galera está muito desanimada!

    1. Larissa, grande parte das células peca em não investir tempo nos relacionamentos. Se a célula tem relacionamento fora da reunião o momento da célula será muito melhor! Invista nisso. Comunhão. Aprofundar e fortificar os relacionamentos do grupo. Paz!

  7. Boa tarde! Graça e paz
    sou do rj minha igreja esta na visão M12.ja recebi o chamado do meu lider a abrir minha célula.agradeço a Deus e a vocês pelas ótimas matérias que tem me ajudando bastante.cada assunto para edificar as nossas vidas.parabéns

  8. A paz do senhor Jesus !
    Meu querido amei tudo o que vi e li aqui nesse site.
    Mas o que me chamou muito mais a atenção foi a importância dada ao preparo da liderança de células(o TADEL,TLC,CTL)quero entender esse projeto de preparo de lideranças de vcs,pois não temos aqui,temos só um estudo pra liderança com duração de 4 noites somente,aí a liderança não absorve como funciona ou como deve funcionar a missão de cada um!
    Meu ajudem por favor… Coordeno as 15 células da minha congregação aqui em Belém do Pará !
    E vendo como as coisas estão dês de que assumi essa missão no início do ano,vejo que a liderança das células não estão procurando respirar o trabalho com células .. Queria que vcs me mandassem por e-mail esse trabalho de preparo de liderança com células .. Pois quero levar essa liderança a se empenharem nesse lindo trabalho,que seja encucado em todos nós esse amor que vcs tem por células !
    Dês de ideias e visões que vcs tem,quero extrair para repassar para os líderes !
    Aguardo vosso retorno..
    A paz do Senhor Jesus !

    1. Olá, Carlos Anderson. Eu tenho uma igreja aí em Belém que vai poder te ajudar com isso. Igreja da Paz, presidida pelo Pr. Genildo Nogueira. Você não gostaria de entrar em contato com ele? Creio que vai te ajudar muito e te dar as orientações necessárias. Se sim, me responda aqui e te enviarei um email. Paz!

  9. Glorias e mais glorias sejam dadas a Deus por sua vida Bruno!!! Este ano começa a celula na minha casa e como está sendo ótimo ver tantas dicas bacanas, vc simplesmenteme me deu direção, obrigada!!! E chuvas de benção na sua vida por este projeto e por sua dedicação ao Senhor. Parabéns!!!

  10. Glória a Deus por este Trabalho! Consegui encontrar o que procurava.
    Parabéns Brunno. Chuva de bênçãos em sua vida.

    Olha só.. faço isso as vezes em minhas células e têm dado certo.

    Sempre há pessoas tímidas nas células mas que se divertem muito nas dinâmicas e ai algo que uso como estratégia é perguntar a esta pessoa se ela gostaria de me ajudar trazendo uma dinâmica na próxima semana.

    #FicaDica

    abraço…

      1. Olá Gostei das Dicas Mas Não consegui encontrar o que eu queria, Sobre o momento do Louvor, na minha Célula Quando eu coloco louvor Ninguém Se anima msm se ah música seja animada ,e muitas vezes nem cantam msm se tem letra na Mão parece que na Ora Do louvor Todos param e só Ouvem e ficam olhando um pro Outro , e tipo um ambiente assim pra quem está chegando é Ruim , pq só eu e meu líder canta … aí fica algo contragedor … preciso de uma dica pra Isso *URGENTE*

        1. Victor, uma alternativa rápida seria conversar com os mais maduros da célula para que na hora do louvor eles não deixassem isso acontecer. A atmosfera da reunião tem muito a ver com a intimidade que o grupo tem, quanto mais, mais gostoso o encontro. Então invista em muita comunhão para aprofundar os relacionamentos. 😉

  11. Ola Amado Paz e Graça!!
    Sou Lider..
    Que Tipo De Estratégia Posso Usar Para Trazer Um Membro Que Saiu Dos Caminhos Do Senhor?
    E Eu Posso Fazer Na Célula Um Momento Onde Todos Possam Compartilhar Suas Lutas e Vitórias??

    1. Elias, o amor é o melhor caminho para trazer pessoas de volta. Não cobre e nem acuse, simplesmente ame-as. Sobre o momento de testemunhos isso é ótimo, encoraja a célula e dá um “up” na fé. Paz!

  12. Boa tarde Brunno,

    preciso de um aconselhamento, comecei a liderar uma célula em novembro do ano passado e no fim do mesmo mês, levei algumas pessoas para o Encontro com Deus e a célula bombou, em questão de dois meses os influenciadores que havia foram se afastando, tivemos muitos problemas com fofocas, pois os membro eram adolescentes e bastante imaturos nos relacionamentos, depois de a célula começar a morrer porque eu me deixei enfraquecer pelas circunstâncias, perdi os auxiliares e estamos sem fazer reuniões já faz um mês. Agora já fui curada das feridas causadas pelo fracasso e estou disposta a recomeçar, conto com duas pessoas, mas uma delas não pode ir em todas as reuniões, também tem duas pessoas que até iam de vez em quando, mas frequentaram a célula por muito tempo e não assumiram um compromisso sério. Se você puder, aguardo alguma estratégia para reavivar meu grupo.

  13. ola Brunno,sou Rosalva e tenho uma célula tbem.Creio que Deus te usou muito com essas dicas,vou aproveitá-las bem em minha célula,que está se preparando para multiplicaçao nos proximos dias.Parabens!

  14. Boa tarde! Shalon irmão! Sou uma nova líder e hoje será minha primeira célula, estou feliz com esse chamado de Deus e seu site está sendo muito edificante pra essa nova etapa da minha vida. Continue com esse trabalho abençoado por Deus.

  15. Gostei e com certeza usarei algumas dicas.
    O formato de célula e visão, é pouco diferente nas tratativas. mas fiquei numa dúvida quanto ao formato apresentado…. Quanto tempo de duração normalmente acontece vossas células?