Ao som de:

Jacó chamou aquele lugar de Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Várias pessoas já me pediram em email, através da Fanpage e pelo site para que eu dê algumas sugestões de nomes para células que estão começando ou acabaram de multiplicar, então resolvi escrever esse artigo sobre o assunto.

Já adianto que não vou escolher um nome para sua célula. Seria até muito estranho se fizesse isso. Quero te contar uma história. Eu tenho dois grandes amigos e companheiros de ministério, Cristiano e Jaquelene. Eles estão grávidos – um garoto – e é possível ver o tamanho da felicidade e empolgação deles com o filho que está chegando.

Toda semana, desde a constatação da gravidez, Cris posta no Facebook, para todo o mundo saber, quanto seu filho tem de altura e peso. É muito gostoso acompanhar esse desenvolvimento. Eu vejo o quão ansiosos eles estão pela chegada do herdeiro.

Agora imagine comigo. No dia do nascimento da criança, depois de toda a espera, sonhando, preparando tudo para sua chegada, Cris e Jaq com o bebê no colo viram para o médico que fez o parto e dizem: “Doutor, escolha um nome para nosso filho”. Não é estranho?

A lógica de nomear uma célula é a mesma. Não dá pra alguém fora do contexto, que não sonhou com isso, não viveu as batalhas e desafios para que aquela célula nascesse ou multiplicasse escolha um nome.

Quero que você entenda que o nome não é somente um nome. A bíblia nos ensina muito sobre. Os nomes que Deus e Seu povo escolhiam para os filhos diziam muito sobre seu caráter, destino profético e/ou sua missão. Não era simplesmente por ser bonito ou carregar um som agradável.

Vejamos alguns exemplos. Deus em Gênesis 17 muda o nome de Abrão para Abraão. “Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque Eu o constituí pai de muitas nações”. O nome de Abraão significa “pai de muitos”. O que está intimamente ligado a uma promessa de Deus para sua vida.

Imagina o quão ridículo era para Abraão ser chamado pelo povo de “pai de muitos” e não ter um filho sequer. Por isso é o pai da fé, ele creu e a promessa de Deus se cumpriu. Seu nome jamais o deixou esquecer o que o Senhor havia prometido. Quando pronunciado, trazia à sua memória o que ainda estava por vir.

Calebe (o nome que escolhi para batizar o meu filho), juntamente com Josué, foram os únicos dos doze espias que trouxeram um relatório confiante depois da missão em Canaã. E seus nomes estão relacionados ao seu caráter, àquilo que viviam e acreditavam. O do primeiro significa “fiel e leal como o cão”, o do segundo é “Deus é salvação” (O mesmo significado de Jesus, forma aramaica de Josué). Não poderíamos esperar outra atitude desses dois, né?

Samuel foi sacerdote, profeta e um eficiente juiz sobre Israel. O significado de seu nome é “Ouvido por Deus”. Ele é famoso por ouvir a voz de Deus quando menino. Você imagina Samuel exercendo suas funções sem ouvir ao Senhor ou não sendo ouvido por Ele? Seu nome virou uma realidade em sua vida, pois sem isso seria impossível ser tão excelente como foi na sua missão.

Algumas perguntas que devem ser feitas antes de batizar uma célula são: Qual o propósito desse grupo? O que expressa os valores de nossa célula? Qual a nossa missão? Que mensagem queremos passar com o nome de nossa célula?

Isso é forte, pois a cada vez que for citado o nome da sua célula, um valor, uma missão, uma visão é trazida à memória. Não nos deixa, muitas vezes desfocar. Espero, com esse texto, poder inspirar você a escolher o nome que melhor se encaixa à sua célula.

Ah! A propósito o nome do filho do Cris e da Jaq é Arthur, que significa nobre, generoso.

Paz!