Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.

Tenho trabalhado com células desde 2005 e em todo esse tempo já tive contato com diversos líderes, alguns bem sucedidos outros nem tanto. O que pude observar é que aqueles que alcançam o sucesso estão sempre motivados e não dão chance para o desânimo os abater, enquanto que os outros em algum momento da liderança sucumbem e acabam abandonando o barco.

Se há algo que pode minar uma liderança e acabar com uma célula é a falta de motivação. Tenho visto que líderes que se deixam abater pelo desânimo, sofrem um grande trauma, pois não alcançam os resultados desejados, se cobram demais e se estafam da célula, ovelhas e liderança.

Um prejuízo enorme ao Reino. O processo de recuperação de um líder que foi tomado pelo desânimo e desistiu do seu chamado exige muito esforço, tempo e investimento; e não poucas vezes ele se recusa a voltar para o posto que ocupava anteriormente.

Uma vez ouvi de um “ex-líder” – se assim se pode chamar – que estava nesse processo o seguinte: “Não quero saber de liderança tão cedo”. Essa fala cortou o meu coração. Fico imaginando o de Deus.

O produto do desânimo é a desistência. A falta de ânimo nada mais é do que ausência de fé, força, vigor, coragem. Não quero julgar ninguém ou entrar no mérito se o motivo de um líder deixar o seu ministério é justo ou não, esse não é o propósito do artigo.

As justificativas de uma iminente desistência são as mais variadas: “Eu não nasci pra ser líder”, “O povo dessa célula não quer nada com nada”, “Não dou conta”, “Minha visão é diferente da igreja e/ou pastor”. Já escutei até que Deus havia pedido para o líder abandonar a liderança.

Nós não podemos desistir de maneira alguma dessas pessoas. Não temos esse direito. Não somos um exército que larga pelo caminho seus soldados. Mas temos que usar a sabedoria e fica atentos aos sinais antes que alguém sofra desse mal.

Vou compartilhar algumas estratégias que tenho usado em minha vida e aconselhado meus discípulos a usarem também. Somos seres humanos e limitados. Essas dicas ajudam a me equilibrar e manter o foco.

Tenha um relacionamento vivo e verdadeiro com Deus

Não preciso nem falar da importância de um relacionamento forte, constante e profundo com Deus e sua Palavra. Este é o principal segredo. Se aqui estamos mal todo o resto também estará. Todos os outros pontos que irei discorrer nesse artigo de alguma forma depende da prática deste.

Quando uma situação, crise ou deserto vier – e virão – o nosso primeiro conselheiro e refúgio deve ser Deus. Pessoas são muito importantes em nossa vida, mas a orientação perfeita só vem de Deus. Pessoas podem e são usadas pelo Senhor, mas se negligenciamos o nosso relacionamento com Ele ficaremos insensíveis para enxergar isso.

O mais fantástico de um relacionamento com Deus é que basta você começar a conhecê-Lo que naturalmente brota uma sede por mais.

Aproxime-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês! Tiago 4:8.

É bíblico. Se está falhando no seu tempo a sós com Deus, dê o primeiro passo.

Muitos têm dúvida de como tirar esse tempo. O que faço? Como? Quanto tempo? Onde? Não existe resposta correta para essas perguntas. Você só irá descobrir se relacionando com Ele.

Eu, por exemplo, gosto muito de ter um local específico, gosto de gastar a maior parte do tempo lendo a palavra, marcando versículos de acordo com o tema, invisto média de 1 hora. Mas essa é a minha forma. Qual a sua? Eu descobri depois de muito praticar.

Existem pessoas que gastam mais tempo em oração, em louvor. Outros gostam de ir a lugares que possam ter contato com a natureza. Somos humanos, dinâmicos. Assim como cada pessoa se relaciona de diferentes formas com o próximo, nos relacionamos de diferentes formas com Deus. Precisamos encontrar a nossa forma.

Saiba quem você é

Em nossa geração vivemos uma crise de identidade. Muitos não sabem quem são. Suas identidades são voláteis, moldadas pela mídia, moda, redes sociais, opinião dos amigos.

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Efésios 4:14

Só Deus pode nos ensinar quem realmente somos. Somente através de um relacionamento com Ele podemos descobrir nosso verdadeiro eu. Saber quem somos em Cristo é libertador, pois não será qualquer circunstância, opinião ou modinha que irá nos abalar!

Aos que O receberam, aos que creram em seu Nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” João 1:12,13.

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14.

Saiba qual sua missão e lugar no Reino

O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 1 Coríntios 12:14-18.

Quem é você no corpo? Qual seu propósito no Reino?

Meus pais gostam muito de montar quebra-cabeças. Certa vez, ao finalizarem um de 1.500 peças perceberam que faltava uma peça. A imagem ficou incompleta. Meio frustrante. Costumo ver o Reino de Deus como um grande quebra-cabeça, e cada peça é necessária para se formar a imagem final. Não se pode faltar peças, e também não se pode ter peças repetidas.

Nós temos a necessidade de nos sentirmos úteis. Colaborar de alguma forma em um projeto nos traz a sensação de fazer parte de algo, nos faz sentir inclusos. Assim também é no Reino. Uma dica, observe seus dons, eles revelam muito o papel que Deus quer que assumamos no Seu Reino.

Discipule

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos. Mateus 28:19,20.

Além de ser um mandamento, não existe nada mais estimulante do que ajudar uma pessoa alcançar maturidade em sua caminhada cristã.

A ideia de nos reproduzirmos em outra pessoa deve nos trazer um santo temor, um senso de responsabilidade, e assim solidificar o nosso compromisso com Deus, com o próximo, com nossa missão e propósito.

Discipular é um poderoso catalizador para maturidade. Afinal de contas quero reproduzir em meu discípulo o Cristo que vive em mim e não o homem caído de outrora. Isso exige busca intensa de Jesus, preparo, oração, jejum, estudos.

Quanto maior sua maturidade, menores as chances de desistir. O crente maduro é como o homem que construiu a sua casa na rocha!

Dedique um tempo para você mesmo

Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus. Eclesiastes 2:24.

Nós não somos máquinas. Precisamos de descanso, de tempo para nos curtir. Não há nada de errado com isso. Acho muito legalismo da parte de alguns cristãos que condenam outros por descansar em um feriado, viajar nas férias. Até Deus descansou. Ele estabeleceu um dia para descanso e até um ano para esse fim (ano sabático).

Tenha um tempo para você. Um tempo para fazer o que quiser. Ler um bom livro, ir a praia, clube, ver um bom filme, estar com a família e com os amigos.

Em casa, estabelecemos que quinta-feira é o dia da família. Fazemos o culto doméstico e depois vamos nos divertir, sair, comer. Na sexta, geralmente, jogo uma pelada com o pessoal da igreja. Isso é revigorante, me faz bem e com certeza tem me ajudado.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo.

Evangelize

Hoje tenho uma visão diferente do evangelismo. É válida a estratégia de entregar um folheto e dizer: “Jesus te ama”. Mas creio que um evangelismo mais eficiente é aquele que estabelece laços com pessoas e transmite Jesus a elas diariamente.

A melhor definição que já li sobre evangelismo foi do Rick Warren (escritor do best seller Uma Vida Com Propósito). Ele diz:

Evangelismo é quando você constrói uma ponte que liga o seu coração ao coração de outra pessoa e Jesus passa por ela.

Conheça sempre novas pessoas, sirva-as, construa essa ponte de amor entre vocês. Não existe combustível mais poderoso do que resgatar uma vida que caminhava para a perdição eterna. Olha o que diz Lucas 15:7 :

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

E nunca se esqueça: “…porque a alegria do Senhor os fortalecerá”. Neemias 8:10.

Cerque-se de pessoas que te motivam

Uma das coisas que mais me deixam entusiasmado é sonhar, projetar e planejar coisas para o Reino. Quando nasce um sonho em meu coração eu sei com quem compartilhar. Geralmente recorro à minha esposa, meus discipuladores e à minha irmã. Eles me motivam, sonham comigo, falam a mesma linguagem que eu, pois são, também, apaixonados pelo Senhor.

Infelizmente no meio da igreja existem muitos destruidores de sonhos. Pessoas pessimistas, que só olham para as circunstâncias. Sejamos inteligentes, astutos e não nos juntemos a pessoas (a não ser que seja para ajudar) que só murmuram, reclamam e veem o pior de tudo.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8

 

Tenha cobertura

Um dos papéis da liderança sobre nossa vida é antever algo que pode nos levar a um caminho errado. É importantíssimo termos uma cobertura, mas tão importante quanto é sermos transparentes com ela.

A falta de sinceridade mata muitos discipulados. É fato que quanto mais cedo um câncer for descoberto, maiores são as chances de cura. A transparência permite esse diagnóstico mais rápido por parte do discipulador.

Se somos verdadeiros com nossa cobertura, eles identificarão precocemente sinais de desânimo em nossa vida e agirão rapidamente para nos ajudar a exterminar esse mal.

Tenha metas

Metas, indiscutivelmente, nos auxiliam a alcançar objetivos. Mas você sabe traçar metas? Vou compartilhar uma técnica muito interessante. Nossas metas devem ser SMART (espertas, ou inteligentes em tradução do inglês – mais detalhes clique aqui): eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.

  • Específica: seja claro;
  • Mensurável:  dê números, quantifique a meta;
  • Atingível: a meta deve ser possível de ser cumprida;
  • Relevante: meta deve ser importante para você;
  • Temporal: estabeleça prazos.

Metas são motivadoras!

Aceite falhar

Vivemos em um mundo que falhar é sinônimo de fracasso. Não aceitamos a falha, não aceitamos o segundo lugar, a medalha de prata. Falhar não é fracassar, desistir sim.

Muitas vezes uma célula não vai multiplicar, você irá perder pessoas, terá que retroceder. Isso pode ser motivo para nos deixar tristes, mas jamais para abandonar o barco. Temos que aprender a lidar com falhas, tirar delas aprendizado.

Tomas Edison o inventor da lâmpada fez inúmeras tentativas até chegar ao sucesso, ele disse:

Eu não falhei 999 vezes, só encontrei 999 maneiras de como não fazer uma lâmpada.

 

Deus não gosta de processos incompletos. Pode observar que na bíblia os desistentes não são citados mais do que uma vez.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6.

Não interrompa o processo de Deus na sua vida! Prossigamos! Que Deus o abençoe!