Qual é a da sua Célula?

0

Eles seguiam uma disciplina diária de cultos no templo, seguido de refeições nas casas. Cada refeição era uma celebração vibrante e alegre, com muito louvor a Deus. O povo da cidade apreciava o que via. Todos os dias, o número deles aumentava, e Deus acrescentava os que iam sendo salvos. (Atos 2:47 – A Mensagem).

Quero te fazer uma pergunta: sua célula é como a descrição do texto acima?

Eu penso que o sucesso da igreja primitiva estava intimamente ligado ao estilo de vida que levavam. Eram disciplinados, unidos, vibrantes, alegres e simpáticos. Geravam um ambiente de amor, fé e alegria e consequentemente conquistavam a cidade e Deus acrescentava diariamente os que iam sendo salvos!

Um erro que tenho visto é que temos feito células para crentes. A célula é uma ferramenta para ganhar vidas!

Perdoe-me a franqueza, mas um grupo que só existe para juntar um grupo de pessoas afins, para um encontro semanal, estático, somente com propósito de comunhão, que não pensa em vidas e multiplicação, pode ser chamado de qualquer coisa, mas não de célula!

Se nossa célula não está atraindo os perdidos, pode investigar, há algo que não está funcionando da forma que deveria!

A questão não são os números. Não é se você tem uma, dezenas ou centenas de células debaixo de sua liderança, mas sim se existem pessoas que ao entrarem em contato com o pequeno grupo estão sendo constrangidas a uma mudança de vida.

Como é o clima da sua célula? Frio ou quente? Alegre ou triste? Espontâneo ou rígido? Essa atmosfera determinará como será o processo de desenvolvimento e maturidade de sua célula.

Existem três atmosferas que vejo muito claramente na igreja primitiva descrita em Atos: Amor, Fé e Alegria. Se desenvolvidas, inevitavelmente, se conquistará a simpatia do povo.

 

Amor.

O padrão de amor do mundo é: “Ame a quem te ama, a quem te faz bem, a quem te quer bem”.

Mas nós não somos deste mundo. João 17:14“Dei-lhes a Tua Palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou”.

O nosso padrão é outro.

1 Coríntios 13: 4-7“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

É fato, o que mais se vê nas pessoas hoje é a necessidade de serem aceitas. Nesse mundo a vida é cada vez mais frenética, os afazeres são muitos, estudos, concursos, mercado de trabalho, tecnologia.

Isso acaba levando as pessoas a terem relacionamentos cada vez mais express e rasos. Muitas vezes esse déficit de amor veio de casa, desde a infância.

A busca por aceitação nada mais é do que o desejo de ser amado. Quando somos aceitos por um grupo, seja de amigos, escola, faculdade, trabalho é gerado em nós um sentimento de segurança e preenchimento seja verdadeiro ou falso.

Nosso papel como célula é amar. Fazer com que pessoas, em contato conosco, se sintam aceitas, se identifiquem, não se sintam julgadas.

Receba de forma excelente os convidados. Abrace-os. Olhe em seus olhos. Se chegarem atrasados, pare tudo, e os receba. Não os intimide com perguntas complicadas.

Não os force a fazer algo que não se sintam a vontade. Ame-os. Não somente durante a reunião, mas antes da próxima e depois da última.

Faça contato. Ligue para ele. Convide-o para comer em sua casa. Chame para sair. Conquiste-o. Sirva-o em que você puder. Insira-o em seu grupo, em sua célula. Invista tempo!

 

.

Hebreus 11:1“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Existe uma atmosfera de fé verdadeira em sua célula?

Quantos milagres você já viu acontecer em sua célula? Quantas vidas foram salvas? Quantos foram curados? Quantas vezes vocês oraram e foram respondidos?

Fé não é somente dizer “amém” ou concordar com a oração do outro, mas é ter aquela certeza no íntimo de que Deus pode todas as coisas.

O termômetro de fé de uma célula são as orações respondidas!

Eu tenho um líder de célula que sempre vem me contar testemunhos frutos de oração. Já ouvi testemunho de salvação de vidas, cura de AVC, cura de câncer, portas de empregos se abrindo para as ovelhas e pra ele mesmo. Isso é fé!

Mateus 21:22“E TUDO o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.”

Os milagres não são para nos gloriar, são uma estratégia para atrair pessoas que ouvindo as boas novas possam ser salvas. Observe quantos milagres Jesus fez em sua passagem pela terra e quantas pessoas O seguiam.

Foram milhares que ouviram a Palavra da Salvação! Muitos que se arrependeram! Nós com célula, temos que buscar esses milagres, para alcançar mais pessoas.

Mas como posso aumentar o nível de fé da minha célula?

Romanos 10:17 – “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo.”

Simples. Bombardeie a sua célula com a Palavra. Em toda oportunidade que vocês tiverem falem da Palavra.

Josué 1:8Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”.

 

Alegria.

Eu gosto que a reunião de célula comece pela dinâmica, pois com a brincadeira já se quebra o gelo, damos boas gargalhadas e esse momento pode desarmar o visitante que tem alguma barreira com o evangelho.

Uma pesquisa revelou que os primeiros 15 minutos determinam se uma pessoa volta ou não a um local.

Então é muito importante que, seja por qual momento sua reunião de célula comece, tudo seja feito com muita alegria. Fique atento em relação à sua postura, expressões faciais, sua fala, pois tudo passa uma mensagem que pode ser positiva ou não.

Não coloque louvor que somente os crentes saibam. Escolha músicas alegres, pra cima, de fácil compreensão. Não é adequado colocar uma música em que o ministro está chorando ou orando em línguas. Imagine o convidado escutando isso?

As questões do ambiente também colaboram para essa atmosfera de alegria, então mantenha o local de reuniões limpo, bem arrumado, bem iluminado. Mural com fotos de momentos com a célula e palavras de fé são ótimos!

Somado a tudo isso muitos sorrisos, abraços, interação, ok?

Nunca se esqueça: a célula é para os convidados. Uma ferramenta para levar perdidos até Jesus Cristo e consequentemente à salvação!

Que essas dicas possam ser aplicadas com sucesso em sua célula. Se você tem alguma outra que se encaixe nessas três atmosferas deixe um comentário e abençoe também as pessoas. Paz!

Sou um apaixonado por minha esposa Danielle, minhas filhas Wanessa, Ana Cecília, Ana Liz e meu caçulinha Téo. Cristão, designer, idealizador do Projeto Amo Minha Célula. Amo ler, escutar, ver e estudar. Sou anfitrião de célula e trabalho com pequenos grupos desde 2005 na Igreja da Paz de Palmas/TO.

Posts Relacionados

38 Responses
  1. Eu gosto muito da igreja que eu vou. Mas ainda não consegui me sentir bem em nenhuma célula. E entenda quando digo “bem”. Eu não quero um tapinha nas costas, um sorriso e um abraço, isso já existe.
    Na verdade, todas são assim.
    Eu já não me sinto encorajado a ir em nenhuma célula, porque é mais do mesmo.
    Repetem o que o pastor falou no culto de domingo, os mesmos compartilham suas “opiniões” sobre o assunto, e parece que todos os comentários visam alfinetar quem não fala muito.
    Mas ainda não é isso que me incomoda. A falta de conhecimento da Palavra me incomoda.
    Parece que ninguém lê a bíblia, estuda ela, vive ela. Parece que todos estão na nuvem dos ursinhos carinhosos, rindo, brincando e amando, mas não se vê arrependimento, não se vê salvação.
    Ninguém fala de pecado, porque incomoda.
    Uma célula de casais em que dos 5 casais que fazem parte, 3 são amigados e crentes.
    Não sei, estou exigindo muito?
    Gosto da comunhão, mas se eu quisesse apenas me reunir por diversão, fazia em um dia que eu estivesse menos cansado.

    1. Márcio, Deus é perfeito e Ele sempre vê em cada situação que estamos uma oportunidade de crescermos. Eu creio que você está onde está hoje não por acaso. Seja você o agente de mudança dessa realidade. Eu sei que com a graça do Espírito Santo a realidade dessa célula pode ser mudada. Se deixe ser usado, amém? Paz!

  2. Wanderson Santos

    Olá Bruno Campos,
    Tudo bem? Amei sua postagem, essa dicas são de total relevância ao líder novato. Estou há ano com uma célula, e percebi que aquela alegria dos primeiros meses estava acabando. Ao visualizar sua mensagem foi um ponto chave para modificar aquilo que virou monotonia nas reuniões de célula.
    Agradecido,
    Wanderson Santos.

  3. Estou entrando na escola de líderes esse mês anseio a vontade de ser líder de célula vejo esses postes antes mesmo de comessar minha escola de líderes rsrs. Querendo cada vez mais aprender e ter dicas para que minha célula seja um sucesso para Jesus e todos esses postes me deixa cada vez mais empolgado para obra e fazer os miligrea do senhor. Obrigado pessoal por dividi com a gente essas dicas.

  4. Bom dia a Todos.
    Sempre venho aqui e leio tudo que posso durante o tempo que fico na frente do PC rs. E me amarro em todas.
    Sou Líder de Células ha 3 anos e já cresci muito, já tive momentos em que minha célula diminuíram os convidados… porém não diminuíram a Fé, o amor a Alegria.

    Venho além de parabenizar esta equipe pelo excelente trabalho, que não deixa de ser uma forma de expandir o Reino de Deus, tambem quero dá uma sugestão para a Célula: 1ª Sempre que possível faço um monólogo referente a palavra que será ministrada, um monólogo simples e rápido, mas há algo que sempre digo: as pessoas podem esquecer uma fala, mas dificilmente uma Cena. Muitas vezes os convidados estão olhando pra gente mais ‘viajando’ em sua mente, e o monólogo ajuda nesta janela da alma a gravar a palavra… e a 2ª é tirar fotos e por em um pequeno mural, e sempre que possível renova-lo de acordo com a estação, epoca do ano, epocas festivas, epoca de eventos da Igreja… sempre mantendo as fotos das celulas passadas ou eventos em que alguns dos convidados estiveram.

    É isso. Deus continue nos usando….
    Atos 5: 42
    E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.

  5. Glória a Deus, estou muito impactada pelo site e pela presença real do espírito santo! Deus continue abençoando muito mesmo vocês! Vocês são benção, são 12 !! Sejam perseverantes & firmes na oração. Deus é bom o tempo todo! Muito obrigada!!

  6. Boa noite,

    Sou o Igor, líder de duas células no ministério Sara Nossa Terra (Itapoã-DF), amo de mais meus discípulos e meu ministério. e adorei descobrir esse site que um baita canal de bençãos. Gostaria de saber se vocês tem algum aplicativo do site na PlayStore, ou se já pensaram em algo a respeito? seria ótimo.

Comente

Novos