Eles seguiam uma disciplina diária de cultos no templo, seguido de refeições nas casas. Cada refeição era uma celebração vibrante e alegre, com muito louvor a Deus. O povo da cidade apreciava o que via. Todos os dias, o número deles aumentava, e Deus acrescentava os que iam sendo salvos. (Atos 2:47 – A Mensagem).

Quero te fazer uma pergunta: sua célula é como a descrição do texto acima?

Eu penso que o sucesso da igreja primitiva estava intimamente ligado ao estilo de vida que levavam. Eram disciplinados, unidos, vibrantes, alegres e simpáticos. Geravam um ambiente de amor, fé e alegria e consequentemente conquistavam a cidade e Deus acrescentava diariamente os que iam sendo salvos!

Um erro que tenho visto é que temos feito células para crentes. A célula é uma ferramenta para ganhar vidas!

Perdoe-me a franqueza, mas um grupo que só existe para juntar um grupo de pessoas afins, para um encontro semanal, estático, somente com propósito de comunhão, que não pensa em vidas e multiplicação, pode ser chamado de qualquer coisa, mas não de célula!

Se nossa célula não está atraindo os perdidos, pode investigar, há algo que não está funcionando da forma que deveria!

A questão não são os números. Não é se você tem uma, dezenas ou centenas de células debaixo de sua liderança, mas sim se existem pessoas que ao entrarem em contato com o pequeno grupo estão sendo constrangidas a uma mudança de vida.

Como é o clima da sua célula? Frio ou quente? Alegre ou triste? Espontâneo ou rígido? Essa atmosfera determinará como será o processo de desenvolvimento e maturidade de sua célula.

Existem três atmosferas que vejo muito claramente na igreja primitiva descrita em Atos: Amor, Fé e Alegria. Se desenvolvidas, inevitavelmente, se conquistará a simpatia do povo.

 

Amor.

O padrão de amor do mundo é: “Ame a quem te ama, a quem te faz bem, a quem te quer bem”.

Mas nós não somos deste mundo. João 17:14“Dei-lhes a Tua Palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou”.

O nosso padrão é outro.

1 Coríntios 13: 4-7“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

É fato, o que mais se vê nas pessoas hoje é a necessidade de serem aceitas. Nesse mundo a vida é cada vez mais frenética, os afazeres são muitos, estudos, concursos, mercado de trabalho, tecnologia.

Isso acaba levando as pessoas a terem relacionamentos cada vez mais express e rasos. Muitas vezes esse déficit de amor veio de casa, desde a infância.

A busca por aceitação nada mais é do que o desejo de ser amado. Quando somos aceitos por um grupo, seja de amigos, escola, faculdade, trabalho é gerado em nós um sentimento de segurança e preenchimento seja verdadeiro ou falso.

Nosso papel como célula é amar. Fazer com que pessoas, em contato conosco, se sintam aceitas, se identifiquem, não se sintam julgadas.

Receba de forma excelente os convidados. Abrace-os. Olhe em seus olhos. Se chegarem atrasados, pare tudo, e os receba. Não os intimide com perguntas complicadas.

Não os force a fazer algo que não se sintam a vontade. Ame-os. Não somente durante a reunião, mas antes da próxima e depois da última.

Faça contato. Ligue para ele. Convide-o para comer em sua casa. Chame para sair. Conquiste-o. Sirva-o em que você puder. Insira-o em seu grupo, em sua célula. Invista tempo!

 

.

Hebreus 11:1“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Existe uma atmosfera de fé verdadeira em sua célula?

Quantos milagres você já viu acontecer em sua célula? Quantas vidas foram salvas? Quantos foram curados? Quantas vezes vocês oraram e foram respondidos?

Fé não é somente dizer “amém” ou concordar com a oração do outro, mas é ter aquela certeza no íntimo de que Deus pode todas as coisas.

O termômetro de fé de uma célula são as orações respondidas!

Eu tenho um líder de célula que sempre vem me contar testemunhos frutos de oração. Já ouvi testemunho de salvação de vidas, cura de AVC, cura de câncer, portas de empregos se abrindo para as ovelhas e pra ele mesmo. Isso é fé!

Mateus 21:22“E TUDO o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.”

Os milagres não são para nos gloriar, são uma estratégia para atrair pessoas que ouvindo as boas novas possam ser salvas. Observe quantos milagres Jesus fez em sua passagem pela terra e quantas pessoas O seguiam.

Foram milhares que ouviram a Palavra da Salvação! Muitos que se arrependeram! Nós com célula, temos que buscar esses milagres, para alcançar mais pessoas.

Mas como posso aumentar o nível de fé da minha célula?

Romanos 10:17 – “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo.”

Simples. Bombardeie a sua célula com a Palavra. Em toda oportunidade que vocês tiverem falem da Palavra.

Josué 1:8Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”.

 

Alegria.

Eu gosto que a reunião de célula comece pela dinâmica, pois com a brincadeira já se quebra o gelo, damos boas gargalhadas e esse momento pode desarmar o visitante que tem alguma barreira com o evangelho.

Uma pesquisa revelou que os primeiros 15 minutos determinam se uma pessoa volta ou não a um local.

Então é muito importante que, seja por qual momento sua reunião de célula comece, tudo seja feito com muita alegria. Fique atento em relação à sua postura, expressões faciais, sua fala, pois tudo passa uma mensagem que pode ser positiva ou não.

Não coloque louvor que somente os crentes saibam. Escolha músicas alegres, pra cima, de fácil compreensão. Não é adequado colocar uma música em que o ministro está chorando ou orando em línguas. Imagine o convidado escutando isso?

As questões do ambiente também colaboram para essa atmosfera de alegria, então mantenha o local de reuniões limpo, bem arrumado, bem iluminado. Mural com fotos de momentos com a célula e palavras de fé são ótimos!

Somado a tudo isso muitos sorrisos, abraços, interação, ok?

Nunca se esqueça: a célula é para os convidados. Uma ferramenta para levar perdidos até Jesus Cristo e consequentemente à salvação!

Que essas dicas possam ser aplicadas com sucesso em sua célula. Se você tem alguma outra que se encaixe nessas três atmosferas deixe um comentário e abençoe também as pessoas. Paz!