Ano novo no começo, hora de agitar a sua célula. Muitos já retornaram das férias outros ainda estão retornando. Mas não podemos deixar a peteca cair. É tempo de planejar as metas, estratégias e ações de sua célula.

Neste artigo quero dar algumas dicas e ajudar, você líder, a fazer um planejamento para o seu pequeno grupo. Estamos acostumados a elaborar planejamentos financeiros, para viagens, ou festas, mas já pensou isso para sua célula?

Você pode fazer um plano de ação semestral ou até a data de multiplicação. O importante é estabelecer parâmetros que vão nortear sua célula durante o período.

A primeira coisa a se pensar é: qual enfoque quero dar? Ganhar vidas, melhorar a comunhão, o evangelismo, a vida de oração? Em cima dessa escolha se traça o perfil das ações.

Todas essas ações de alguma forma devem levar a um fim: MULTIPLICAÇÃO! Pois o que queremos é saquear o inferno! Levar vidas a Cristo! Somos chamados para isso!

Então vamos lá. Outro ponto muitíssimo importante em um planejamento são os alvos. O primeiro alvo deve ser a data de multiplicação. As pessoas precisam saber onde estão e para onde vão.

Líder que não estabelece um alvo de multiplicação tem 50% de chances de multiplicar sua célula. Já aquele que fixa esses alvos eleva essa porcentagem para 75%. (Joel Comiskey)

Mas só ter alvos não basta, para se atingir objetivos é necessário traçar ações. Por exemplo, em minha igreja, uma vez por mês temos a célula especial, quando ela acontece os líderes estão livres para fazer programações diferenciadas. Essas atividades podem promover comunhão, evangelismo, vida espiritual dos membros e demais necessidades que o líder enxergar.

Para esse ano, no setor que supervisiono, vamos usar essas datas para agregar pessoas novas, então todas as células especiais de cada mês tem que ter um cunho evangelístico e de integração de novas vidas.

Outro alvo que estabeleci foi para que pelo menos duas vezes por semestre os líderes façam alguma ação de impacto. Como assim? Tipo, eles podem fazer assistência social levando cestas básicas a alguma área carente da cidade. Visitar creches e asilos. Evangelizar na praça. Adorar na praia. Essas ações impactam profundamente não somente àqueles que recebem, mas os membros da célula.

Vejo que quando voltam de uma atividade desse tipo estão mais sensíveis às necessidades do próximo e mais sedentos para levar o amor de Cristo às pessoas. É fundamental sairmos das “quatro paredes”.

Abaixo deixo algumas ideias de células especiais e atividades de impacto que podem ser feitas. Deixo também um arquivo para auxiliar no planejamento de sua célula é só clicar e fazer o download.

Atividades Especiais:

Pode ser engraçado, mas comida é um atrativo a mais para trazer pessoas para a célula, então invista de forma generosa nela quando promover uma atividade especial.

  • Churrasco
  • Noite de pizza e massas
  • Cachorro-quente e jogos
  • Lual (praça ou praia): em minha cidade temos praia de rio, mas se sua cidade não tem pode ser em uma praça mesmo. Se for perto do local da célula melhor, pois essa atividade pode chamar a atenção de algumas pessoas e isso te dá a chance de convidá-la para uma visita à reunião do grupo.
  • Oração em montes ou sala de oração da sua igreja: em minha cidade tem muitos montes para oração, geralmente as pessoas gostam de ir antes do sol nascer. Combinam de levar algo para o café da manhã ou depois vão a alguma padoca. Em minha igreja também temos uma sala de oração, toda semana estou juntos como meus líderes ás 6h00 lá para orar.
  • Vigília
  • Dia no clube
  • Passeio Ciclístico
  • Karaokê
  • Stand-up Paddle: O Stand Up Paddle, ou simplesmente SUP, é uma prática de surf que ultimamente tem se tornado muito popular nas praias, não só do Brasil, mas como mundo a fora. Pra quem não sabe, stand up paddle são aqueles pranchões movidos por remos. Aqui na minha cidade o pessoal curte. Um das células vai fazer em uma das praias da cidade. Eles combinaram de levar gelandinho (não sei como chama na sua cidade, são aqueles sucos congelados em saquinhos) e distribuir para as pessoas que estarão praticando e essa é a deixa para um convite à célula.
  • Tempo de Adoração
  • Acampamento: pode ser que alguém da célula tenha ou conheça alguém que possa ceder espaço em uma chácara ou fazenda para esse tipo de atividade.
  • Viagem: uma das células do setor que supervisiono está programando uma viagem para Caldas Novas-GO no começo de outubro. O pessoal está bem empolgado. Eles fizeram uma poupança e todo mês cada um dos membros deposita R$ 35,00, quando chegar a data terão dinheiro suficiente para o combustível e outros gastos. Demais!

Atividades de Impacto:

As atividade de impacto devem sempre levar o amor de Cristo de forma prática.

  • Visita à Asilos
  • Visita a Creches
  • Visita à comunidades carentes: levar alguma forma de assistência social (alimento, saúde, ensino…)
  • Evangelismo na praça: ano passado uma célula do meu setor fez uma célula na praça aqui da cidade em que as pessoas fazem caminhada. Eles levaram garrafinhas de água e distribuíram para as pessoas juntamente com isso convidavam para reunião. Três pessoas compareceram e foi muito impactante! Vocês pode pedir ajuda para a equipe de teatro da sua igreja ou até mesmo sua célula pode fazer. Existem muitas formas de chamar a atenção das pessoas.

Use a mente de Cristo que sei que você tem e muitas ideias criativas surgirão! Se você tem alguma compartilhe conosco nos comentários, assim pode ajudar muitos outros.

Paz!

Planejamento de Atividades