O crescimento vem do Senhor

2

Sou membro de uma Igreja em células há pouco mais de 6 anos, e no início eu não entendia bem o que era célula ou discipulado, até mesmo pelo contexto de igreja da qual eu vim. É engraçado, porque hoje eu sou tão apaixonado por esta visão, que gostaria de tê-la conhecido há muito mais tempo.

Ainda bem que Deus foi misericordioso comigo, e me deu a oportunidade de conhecer e viver esta grande ferramenta do Reino. Desde o inicio, sempre fui muito envolvido na vida da igreja. Nunca gostei de ficar “no banco”, e tenho convicção de que, para cumprirmos nosso propósito, temos que colocar a mão na massa, pois nós somos os trabalhadores da seara do Senhor.

Mas confesso que no momento em que me foi proposto o desafio de ser líder de célula, se por um lado eu fiquei muito feliz, pois estava frutificando no Reino, por outro lado fiquei meio aflito, já que o peso da responsabilidade era algo novo e desafiador. Eu aceitei o desafio, e hoje , sou muito grato a tudo o que aprendi enquanto líder de célula.

O início da célula foi maravilhoso, cheio de vida, de pessoas, de visitantes, enfim, era uma célula em pleno vapor. Mas, depois de alguns meses, houve um momento no decorrer da minha célula que eu achei que tudo iria acabar.

A célula não ia bem, os poucos membros que ainda tinha não correspondiam, os visitantes já não visitavam mais, e, para meu desespero, houve dias de célula que estavam presentes eu, minha esposa, um discípulo, e a anfitriã, que por estar estudando, sempre chegava quase no final da célula. Meu Deus! Eu fiquei em crise, quase ao ponto de desistir.

Ainda bem que neste momento, o Brunno e sua esposa Danielle, que eram nossos supervisores, andaram mais uma milha comigo e não me deixaram desanimar. Foi neste momento que Deus bradou em meu coração, e, através do pastor da nossa igreja, me deu uma direção que fez toda a diferença na vida da célula.

E, por incrível que pareça, não foi nenhuma estratégia mirabolante, ou algo inovador. A direção que Deus me deu foi orar, orar e orar. E pra ser mais específico, a direção era orar, todos os dias, por todos os membros da célula, atuais ou que já passaram por ela. E, em meio a minha crise, eu obedeci.

Eu comecei a orar todos os dias, por cada membro, nome por nome, situação por situação de cada um deles, e queridos, foi algo transformador. Os resultados aconteceram, e pra glória de Deus, de forma muito além daquilo que eu imaginava. A célula rompeu, os membros voltaram, e se multiplicaram, tinha dias em que a célula tinha em torno de 30 pessoas.

Isso mesmo, aquela célula de 4 pessoas, chegou a ter dias com 30. Essa célula multiplicou, e tanto uma quanto a outra, se tornaram um celeiro de líderes, e líderes de excelência.

Queridos, sem medo de errar, eu digo a vocês, fiz sim minha parte, mas o crescimento veio do Senhor. Em toda essa situação, algo que aprendi sobre célula é que liderá-la, por mais que você faça tudo e um pouco mais, se não tiver oração, e oração por cada membro,  ela não romperá.

Hoje, juntamente com minha esposa, sou supervisor de células, com 8 células debaixo de nossa supervisão, e a direção do Pai continua valendo: oração. Diariamente eu oro por nossos líderes, e os resultados continuam frutificando.

Quer ser um líder de excelência? Ore diariamente por sua célula.
Quer ser um líder que dê frutos, e frutos que permaneçam? Cubra seus liderados em oração.
Deus nos abençoe na nossa caminhada.

Cristiano Araújo é casado com Jaquelene Raquel Vaz Araújo. Na Igreja da Paz de Palmas é supervisor de células. Idealizador do Projeto Onda. Apaixonado por células e discipulado, acredita que, guiados pelo Pai, esta geração irá impactar as nações.

Posts Relacionados

18 Responses
  1. Deus abençoe vocês cada vez mais!!!!
    Estou passando por um momento de crise em minha célula e creio que Deus me fará sair dessa dificuldade, esse POST só fez consolidar aquilo que Deus já estava colocando no meu coração. Obrigada, e continuem postando experiências… São bastante incentivadoras.

  2. Sarah Souza

    Faz dois anos que estou liderando uma célula! Comecei com 12 meninas, cuidei, discipulei, mas agora estou passando por uma fase muito difícil. Quando consegui multiplicar a célula em 3, nem passou dois meses, as líderes em treinamento entregaram a célula e todas meninas foram juntas para outras áreas. Fiquei com duas meninas. As vezes fico me perguntando o porque?! Se ajudei elas tanto. Mas Deus tem me dado forças! Mesmo que eu comece do zero, não vou desistir! Agora estou estudando a maneira de ver minha célula crescer de novo e tenho visto que a oração é uma arma poderosa! Não tá sendo fácil ! Mas profétizo que no final vou ser tesmunho para muitos líderes que precisam de ajuda, tanto quanto eu, nesse momento.

  3. Ola Cristiano, paz. Seu trabalho e empenho pra gloria de Deus é admiravel. Obrigado mesmo! Preciso de uma ajuda, sou lider de celula da Igreja do Evangelho Quadrangular Campo Belo/MG e ja preparando para ser supervisor, mas possuo uma celula de 20 membros em que apenas eu e meus 2 lideres em treinamento são evangélicos, o restante são amigos, muitos deles desviados… e ja tem algum tempo que tento os levar para igreja, mas em tds tentativas fogem, ate vão em um ou outro culto, gostam, mas não firmam, dizem não conseguir… O que fazer? Que estrategias usar? Obrigado, paz

  4. Oração pela célula, eis o caminho… Realmente, quando Deus ouve um filho clamando pela visão, pelo ser verdadeiramente igreja, é despertado nos céus algo poderoso. Obrigado por compartilhar este maravilhoso testemunho. Que sirva de direção para todos nós.

  5. Qual o lider que nunca passou por uma situação dessas? rs
    Em dezembro de 2013 abri minha célula… sempre cheia e maravilhosa. Decorridos alguns meses, começou a esvaziar.. até que dei minha célula sozinha…” ninguém pensa em fechar a célula, quando a mesma está cheia… então não vou fazer isso agora, que está vazia, pois isso é só uma fase” e que fase, pensava eu. meu coração doia, até que ao inves de alegria, a célula começou a me dar aflição. eu via a célula dos meus irmãos de discipulado crescendo e a minha ficando para trás… Até que nossos lideres nos convocaram para um periodo de 42 dias de jejum e oração de madrugada. Fui de cabeça. Comecei a orar por vidas, por pessoas, por filhas epirituais.. e posso dizer, que hoje, para a gloria de Deus, eu colho os frutos dessa semente. Desde então, Deus tem mandado pessoas, discipulas, que já estão sedentas por multiplicar e novas pessoas crescendo conosco. Orar move o mundo espiritual e nosso amigo Esoirito Santo, fala o que não podemos falar ao coração das pessoas. Mas posso dizer, os momentos de células vazias, são de muito crescimento em Deus. saiba avaliar esse BREVE momento. Deus nos abençoe. estou amando o site

    1. Graça e Paz Marilia
      Na multiplicação existe alguns passos que devem ser observados. Primeiro você deve estipular uma data de multiplicação e sempre lembrar na célula sobre essa data. Treine um líder para assumir a célula que nascerá, e um anfitrião para receber a célula em sua casa. E claro, é preciso de um número de membros comprometidos com a célula para que ela se multiplique. Tendo isso, programe uma festa bem legal pra festejar a multiplicação. Espero que tenha ajudado. Deus abençoe.

  6. paz! estou com um desafio nas maos! e ja aceitei…liderar uma celula…onde meus pais so os anfitreaos…mas confesso que faz muito pouco tempo que estou numa igreja com essa visao e nao sei por onde começar. que faço? a minha igreja fornece os esboços de celula e tal…mas quero algo a mais…por favor me ajudem..

    1. Graça e Paz Marilia Bueno
      Creio que o primeiro de tudo é conhecer a visão da sua igreja, ver como funciona a célula no contexto da sua igreja.
      E aqui no site você encontra várias dicas sobre células, vários artigos que lhe ajudaram muito nesse seu novo desafio.
      Deus te abençoe!

  7. louvo a Deus,pois precisava de um conselho como este,sou vice lider e minha célula esta passando por um momento dificil quanto a multiplicaçao,que o senhor Jesus abençoe vc irmão cristiano,pois atraves do seu testemunho vidas serao salvas

  8. amei esse site benção de Deus q o Senhor continue te abençoando
    cada vez mais pois aprendir muito com essas esperienças
    pois sou lider de um grupo de adolescente
    e tenho me esfoçado para fazer o melhor para SENHOR ATRAVES DESTE GRUPO

  9. Olá querido Cristiano ! Glória a Deus pela sua vida ! Passei por algo muito parecido com a segunda célula que liderei. Multiplicamos com 17 pessoas e após alguns meses havia somente 4 pessoas na célula !
    Pensa na crise que eu entrei ! O Inimigo me disse que eu não servia p/ ser líder e coisas assim. Um dia liguei p/ o meu amado supervisor querendo entregar a célula e desistir de tudo, e foi quando ele me perguntou: “Cristian, o quanto vc já chorou pela sua célula ?” Essas palavras entraram no meu coração de uma forma muito intensa, então dobrei meu joelho e comecei a chorar diante do Senhor e o Espirito Santo me disse p/ marcar a data da multiplicação ! Estávamos em fevereiro ! Comecei a olhar no calendário uma data em novembro ou dezembro; Então o Senhor me disse: “marque p/ daqui a dois meses !” Pensei que era minha alma falando, mas senti uma testificação no coração – Conversei c/ a célula e marcamos ! ! !
    Resumindo: Tive uma das maiores experiencias de fé c/ o Senhor, pois em 2 meses, multiplicamos a célula c/ 32 pessoas ! ! !
    Deus é fiel e se tivermos fé, podemos transportar montanhas !
    Hoje sou pastor de rede no ministério VerboVivo em Guarulhos – SP, e temos vivido e respirado células a cada dia.

    Deus abençoe a vida de vcs e cada célula que vcs cuidam ! Um forte abraço….

    Cristian Aniceto

    1. Olá Cristian,
      Que belo testemunho.
      Parabéns pela sua perseverança. O crescimento sempre vem do Senhor, e a nós, cabe fazer a nossa parte.
      Continue firme na sua caminhada, e claro, sempre aos pés do Pai.
      Deus te abençoe.
      Abraços

Comente

Novos

Dinâmica - real ou falso