A vida em Deus é construída a partir das fases do nosso crescimento espiritual e cada fase desse crescimento é recheada de estações. Costumo dizer que as fases dizem respeito aos estágios de crescimento e níveis de amadurecimento em nossa jornada com Deus.

Já as estações compreendem os ciclos que são necessários serem vividos em cada fase e elas são responsáveis por determinar o nosso contágio social, rotinas, procedimentos, comportamentos, aprendizados e etc.

Assim como os ciclos espirituais, a natureza reproduz esses ciclos determinando temperaturas, roupas que devem ser usadas em diferentes estações, hábitos e por aí vai. O mundo natural sempre é um reflexo de coisas que foram ordenadas espiritualmente. Ec. 3: 1-8 fala sobre isso ao trazer uma reflexão sobre o TEMPO.

A palavra tempo repetida no texto por 30 vezes em apenas 8 versículos é traduzida nos escritos originais por ESTAÇÕES. Longe de mim, criar alguma doutrina em cima dessa numerologia. Destaco apenas para trazer a mesma ênfase que o rei Salomão, já idoso, trouxe para nós.

A síntese do sermão é: há um tempo [Estação] determinada para tudo. Dada essa ênfase, seríamos tolos se não buscássemos discernir as fases e estações que Deus tem proposto para nós neste tempo que se chama hoje.

Será que você sabe em que fase do seu crescimento espiritual você está e quais as estações destinadas para essa fase? Se fazer de cego e surdo para essas verdades pode dificultar o cumprimento do seu propósito e acarretar alguns prejuízos, assim como é no reino natural.

Imagine uma pessoa que está no inverno rigoroso de -30º vestido apenas com um shorts e camisa regata, tomando sorvete na praça com os amigos tarde da noite. Esse tipo de vestimenta e rotina é super adequado para o verão.

Assumir tais escolhas no inverno ocasionará problemas na saúde. Saber das estações que são pertinentes a cada fase do seu crescimento espiritual vai te ajudar a escolher as roupas certas e a estabelecer os aprendizados e hábitos certos, assim como também as programações que corroborarão com o nível do seu amadurecimento cristão.

O líder que desconhece tal coisa peca pela sua própria vida e também por limitar o seu desenvolvimento afetando o crescimento e multiplicação da sua célula. A falta dessa compreensão tem sido um fator desmotivador para muitos que nascem de novo e não aceitam que essa primeira fase é cheia de estações por se tratar de um período de transição para a nossa alma.

É comum vermos pessoas no âmbito cristão se comparando com aqueles que estão em outras estações e se afirmando da seguinte forma: “Se fulano pode, eu posso! ”. “Porque só beltrano tem chances e oportunidades e eu não? ”. “Porque só os outros colhem e eu esperando há tanto tempo não colho nada? ”.

Respostas para essas perguntas são simples para quem observa todo o cenário de fora: “Fulano pode porque a Estação que ele está vivendo no nível de maturidade que ele galgou permite tal coisa sem acarretar prejuízo. ” “Beltrano tem chances e oportunidades porque cresceu espiritualmente e está “vestido com a roupa certa” e desenvolvendo os hábitos que são coerentes com a estação que ele está, logo, as portas se abrem. ” “Os outros estão colhendo porque foram fiéis na estação do plantio e agora, na estação da colheita, ela é certa! ”.

Compreender as fases e estações que Deus tem para sua vida vai te ajudar a evitar comparações e a focar na sua carreira de forma planejada e auto responsável.

Vale a pena buscar esse discernimento em Deus através de oração, conversando com seus líderes/mentores e fazendo aquela velha auto avaliação periodicamente.

Isso vai te ajudar como discípulo de Cristo e como líder de célula. Pois, assim como na vida individual, as células também passam por estações e esse será o assunto do meu próximo post. Até mais!

Curtiu? Ajude a divulgar no stories da sua rede social!


É simples faça o download  da imagem e copie o link, e nos ajude fazer com que esse artigo chegue a mais pessoas 😉

Faça do download da imagem aqui.

Link: http://bit.ly/2s2T9KV