Dinâmica: O Presente

Objetivo: Descontração. Reconhecer as virtudes e qualidades dos membros.

Material:

  • Escolha um prêmio (ideal que sejam guloseimas) de fácil manuseio, pois ele será utilizado na dinâmica;
  • Folha com descrição de boas virtudes/qualidades.

Desenvolvimento:

  • Faça uma lista de virtudes, qualidades de cada membro da célula. Adicione algumas a mais para os visitantes;
  • Posicione os membros em círculo. O coordenador (ou líder) da dinâmica com o presente na mão entrega-o a alguém e lê o primeiro parágrafo;
  • Em seguida lê-se o segundo parágrafo e quem está com o presente deve repassar àquele que se encaixa na característica;
  • Repita o processo até que todos tenham participado;
  • Ao final o presente é distribuídos entre todos.

Lista de virtudes/qualidades:

Aqui são apenas alguns exemplos para que você use. Altere, acrescente segundo a realidade sua célula.

  1. PARABÉNS! Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.
  2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
  3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que elas desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
  4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.
  5. Diz uma música de Milton Nascimento, que “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”. Parabéns por ser amigo, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
  6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas ideias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.
  7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE.
  8. Parabéns! Elegância completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
  9. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
  10. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera AMOROSO.
  11. O amor é como diz Paulo aos Coríntios: “ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver amor de nada valeria. O amor é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronto a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Você que é assim tão amoroso, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
  12. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.
  13. Você que tem o dom da arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem .
  14. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 ” O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?” Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
  15. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
  16. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua a todos!

 

Qualquer dúvida poste um comentário. Deus abençoe!

Sou um apaixonado por minha esposa Danielle, minhas filhas Wanessa, Ana Cecília, Ana Liz e meu caçulinha Téo. Cristão, designer, idealizador do Projeto Amo Minha Célula. Amo ler, escutar, ver e estudar. Sou anfitrião de célula e trabalho com pequenos grupos desde 2005 na Igreja da Paz de Palmas/TO.

Posts Relacionados

38 Responses
  1. Bruno graça e paz! Venho louvar a Deus pela sua vida, pois o que vs está fazendo é exercendo a sabedoria que Deus lhe deu, nós servos duo senhor Jesus Cristo temos que viver em baixo de estratégia para ganhar as guerras, fiz essa dinâmica na célula e foi uma bênção!!!
    Os temas dado pela brincadeira, usei como temas da noite, foi pregado em cima da bíblia, daí depois fiz a brincadeira. Muito bom
    Glória a Deus

  2. Bruno agradeço a Deus pela sua vida, pois vc está usando estratégias de Deus para o edificar o próximo, fiz essa dinâmica hj e foi uma bênção, mais antes da dinâmica Deus me deu sabedoria, e eu e meu irmão demos a palavras em cima de alguns temas que é usado na brincadeira! A glória é de Deus!

  3. Prezado irmão, gostaria de agradecer a você, que tem usado o dom de DEUS, para nós ajudar a alegrar as nossas células, que a cada dia DEUS esteja te abençoando cada vez mais. vou fazer a dinâmica hoje creio que eles vão amar.

  4. Eu já fiz essa dinâmica do presente usei caixa de bombom, a ultima pessoa q ficou com a caixa dividiu com todos os participantes o ideal é ter uma caixa de bombom a mais caso o grupo seja maior.

  5. Olá Brunno, sou nova de célula e gostei dessa dinâmica, e gostaria de saber se vc tem alguma passagem da bíblia que se encaixa para que ao final eu possa deixar uma mensagem para os membros. É a primeira vez que participo.

    1. Olá, Daniela. Você pode usar Isaías 43:1 (Deus nos conhece pelo nome) e Mateus 5:13-16 (nossas virtudes devem ser usadas para sermos sal, luz e glorificarmos a Deus). 😉

  6. Eu não fiz ainda as que eu estou procurando são para quarta-feira mas só de ler já estou amando e sei que vou me sentir bem abençoada pois são mais que ótimas e eu também vou procurar apenas aqui.Obrigada pela ajuda de ter escrito as suas dinâmicas.
    Agradecida.
    Paz para vc e sua família que Deus abençoe a vc e sua família.☺

  7. Muito legal essa dinâmica, fiz na minha célula e foi um sucesso. Deu outro clima para o restante do desenvolvimento, o compartilhar da Palavra fluiu, todos participaram e ficaram e forma tocados por Deus graças a um “gelo” que foi quebrado.

Comente

Novos