Dinâmica: Medos de Desafio

Objetivo: Mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia. Aquilo que o olho não viu e o que o ouvido não ouviu e o que não subiu ao coração do homem é o que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam. Ele jamais nos entregaria algo que nos fizesse mal. Apesar de algumas coisas que acontecem conosco serem difíceis, todas as coisas cooperam pra o bem e os planos do Senhor são mais altos.

Material:

  • Caixa;
  • Chocolate;
  • Aparelho de som (rádio ou CD).

Desenvolvimento:

  • Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: “COMA O CHOCOLATE”;
  • Peça ao grupo que faça um círculo;
  • O coordenador segura a caixa e explica: estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja. Ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa.
  • Começa a brincadeira. Com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa.
  • Depois de muito suspense quando finalmente a pessoa abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (A pessoa não pode repartir o presente com ninguém).

Dicas Importantes:

  • Assuste os participantes para que eles sintam medo da caixa. Diga que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa;
  • Faça comentários do tipo: “Você está preparado? Se não tiver coragem…”

Esta dinâmica foi enviada pela leitora: Dani Jéssica Araújo – Guarulhos/SP.

Sou um apaixonado por minha esposa Danielle, minhas filhas Wanessa, Ana Cecília, Ana Liz e meu caçulinha Téo. Cristão, designer, idealizador do Projeto Amo Minha Célula. Amo ler, escutar, ver e estudar. Sou anfitrião de célula e trabalho com pequenos grupos desde 2005 na Igreja da Paz de Palmas/TO.

Posts Relacionados

25 Responses
  1. Mano eu não entendi sobre a pergunta do irmão e se o primeiro abrir? Mas não é pra colocar a música e quando parar a pessoa vai ter que abrir a caixa e olhar o que tem dentro não é isso ? Aí já vai achar o chocolate ou seja vai ser só um que vai fazer isso não é?

    1. Tái uma possibilidade que não tinha pensado. Mas podemos fazer a seguinte alteração. Em vez de colocar o chocolate na caixa, coloque várias tarefas que sejam um pouco constrangedoras (Ex.: imite uma galinha, dê uma cambalhota…) e no meio delas o tarefa “coma o chocolate”. Deu de entender?

    2. jose

      coloque outro bilhete dentro falando que todos os participantes vao pagar um mico,pois, o principio de ter medo e pensarmos que estamos sozinhos.Nesse caso, ambos iam enfrentar o medo juntos e ver que tudo e mais facil quando enfrentamos juntos.

  2. Shalom Bruno, tudo bem?
    Benção achei muito interessante essa dinâmica, muito bom mesmo, vou aplicar na minha célula, porém queria dar uma palavra em cima do tema, vc tem algum texto bíblico?
    No aguardo.
    Abraços mano

  3. Kamila

    Toooooop, uma dinâmica que edifica nossas vidas, e que nos mostra que não devemos sermos covardes as situações que muita das vezes nós limita.

  4. Rapaz, que site maravilhoso… Fiz semana passada uma dinâmica que vi aqui “oração que sobe” que o pessoal ficou admirado, e essa semana pretendo fazer essa. Meus parabéns, e glória a Deus pela sua vida e pelo seu ministério, continue assim!
    Grande abraço.

Comente

Novos