Como vencer o desânimo

6

Muitos líderes e até mesmo membros de célula me procuram, por meio de e-mails e mensagens nas redes sociais, pedindo socorro. O motivo? Desânimo.

As causas do desânimo são diversas e persistindo o problema, podem levar à morte da liderança, o fim do pequeno grupo ou redistribuição dos membros.

Esse processo de extinção da célula, traz para o líder um sentimento de culpa, fracasso, atinge sua autoestima e gera dúvidas sobre suas capacidades. Pode causar uma ferida e até mesmo a repulsa pela posição de liderança, se não tratado de forma adequada. Um prejuízo imenso para o Reino

Recuperar um líder, muitas vezes é um processo trabalhoso e que exige mais tempo do que formar um novo líder. Mas não podemos deixar os soldados feridos pelo caminho. 

Já vi pregações, vídeos, artigos com o seguinte título: Fé x Desânimo. Como se um fosse o oposto do outro. Não acredito nisso. O desânimo é apenas uma fase. Uns podem nunca passar por isso (algo bem raro), outros sim.

Ainda somos muito religiosos. Não aceitamos nossas limitações físicas e emocionais, justificando ser falta de fé estar desanimado.

Os fatores que desanimam são diversos e logicamente não conseguirei esgotar o assunto. Quero ressaltar alguns pontos que precisamos dar atenção, entender, aplicar para nos proteger e não sermos engolidos pelo desânimo. 

Corpo, alma e espírito

Nessa caminhada com células já supervisionei diversos líderes, e uma das principais queixas é o cansaço físico e mental devido à uma rotina pesada que os consome. Eu mesmo já vivi isso.

Não preciso nem dizer que é fundamental alimentar o espírito, seja você líder ou não, a prática de uma vida espiritual saudável baseada na palavra, oração e jejum é indispensável para qualquer cristão. Mas um erro recorrente dos líderes é dar ênfase somente ao espírito e esquecerem do corpo e da alma. 

Alguns chegam ao cúmulo de achar que investir tempo para cuidar de si é perda de tempo, é egoísmo, e acredite acham que é pecado!

No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Gênesis 2:2

Descansar a mente e o físico deve fazer parte da vida de um líder. Na verdade é um mandamento de Deus. Ele descansou. Ele estabeleceu um sábado pra que o povo descansasse. A palavra Sábado vem de SHABBATH que significa descanso.

Então, leia um bom livro, escute músicas que gosta, vá ao cinema, viaje, fique com a família, tire férias (sua célula não vai morrer por ficar sem você alguns dias, isso posso garantir). Saia da rotina!

Tenha um hobby, um passatempo. O que você gosta de fazer que dá prazer? Eu, por exemplo, pelo menos uma vez na semana vou bater uma bolinha com os amigos. Como isso me renova! 

Não se pode esquecer do corpo também. Muitos que se dizem “espirituais” maltratam o corpo! Minha esposa por anos me confrontava (e ela estava certa, mesmo eu torcendo o nariz) dizendo que eu estava pecando, pois destruía o templo do Espírito Santo (meu corpo) levando uma vida desregrada na alimentação e sendo sedentário.

Pratique exercícios, coma de forma equilibrada e durma bem. Ninguém é de ferro! Procure ajuda profissional. Não é verdade que nutricionista é só para quem está acima do peso ou obeso e precisa emagrecer, ele irá auxiliar para que se tenha uma alimentação equilibrada com os nutrientes que o corpo precisa. Vá ao médico e faça check-ups regularmente. 

Cuidar bem do tripé corpo, alma e espírito será importantíssimo para se manter motivado e encarar qualquer desafio. 

Resiliência

Uma das definições de resiliência é capacidade de se adaptar à mudanças. Outra, capacidade de ser reerguer facilmente após tempos de crise. 

Temos duas certezas na vida, a primeira é que Jesus voltará a segunda é que vai ter crise na célula. A célula são as pessoas. E onde há pessoas, há crise. Cada um tem diferentes formações de identidade e caráter, possui uma origem, história, traumas, temperamento. Essa combinação gera um ambiente muito propício para situações inesperadas. Reclamações, pessoas desistindo, desentendimentos, brigas, fofocas, competição, críticas… 

E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: “Que beberemos? Êxodo 15:24

É preciso desenvolver a resiliência se quisermos ter sucesso na caminhada com o pequeno grupo. Ter maturidade para não cair no desespero e saber se refazer diante das circunstâncias.

Não falo da boca pra fora, a cada crise vencida você sairá mais forte. A cada reerguida nossa resistência e potencializada e nosso ânimo é revigorado. As maiores reviravoltas que tive liderando célula foram depois de momentos de turbulência. Uma coisa que sempre falo, se o líder permanecer uma hora a célula vira, explode e atinge seus objetivos. Fique firme!

Propósito

Quem tem senso de propósito não se deixa ser guiado nem pelos sentimentos nem pelas circunstâncias – Luciano Subirá


Você sabe qual o seu propósito de vida? Qual seu papel no Reino? Se sim, ótimo! Passe para próxima fase e ajude outros a descobrir.

Se não, pense em coisas que dão prazer. Qual o serviço no Reino faz você feliz, motiva? Qual causa enche ou aperta o seu coração? Quais são seus dons, seus pontos fortes e fracos? Quais características de personalidade e temperamento você têm?

Responder a esses questionamentos dão uma pista do seu (e de outras pessoas também) lugar de serviço e propósito no Reino. Não que você só irá fazer isso, mas será em que investirá mais tempo, recursos, e capacitação.

Assim como os indivíduos, a célula também precisa desse senso de propósito. Então qual o propósito da sua célula? Para que a sua célula existe? Porque se reúnem? Sua célula saberia responder a essas perguntas? Se não, vocês podem estar perdidos. Apresse-se em ajustar isso.

Uma célula que sabe pra onde vai, quais suas metas e objetivos tem mais chances de sucesso. Estão cientes do alvo que tem que atingir. É mais difícil perder o foco.

Segundo Joel Comiskey, em seu livro Crescimento Explosivo da Igreja em Células – Levando seu Grupo a Crescer e Multiplicar.

O líder que não fixa um alvo tem 50% de chances de multiplicar sua célula. O líder que estabelece alvos aumenta essa probabilidade para 75%.

O objetivo básico para um pequeno grupo é ganhar almas. Não existe algo mais poderoso contra o desânimo do que alcançar essa meta, enchendo o pequeno grupo com novas vidas!

Algo que sempre me motivou é saber que quando estou dando duro liderando uma célula, estou investindo em vidas. Vidas que têm valor eterno! Cada um que  daqueles que formam o seu pequeno grupo tem valor incalculável para Deus, pois Lhe custou o próprio Filho! Tudo irá passar. Riquezas, conforto, tempo, prazeres, mas as almas são eternas.

Tenha propósitos pessoais, ajude sua célula a entender seu propósito, estabeleça metas e junto com elas estratégias para alcançá-las, ganhe vidas e ajude elas a encontrarem seus propósitos. É um ciclo fantástico!

Liderança

O conceito de liderança no Brasil é deturpado. Confundimos liderança com poder e é totalmente o contrário disso. Lutamos para conseguir o tão sonhado “título de líder” em busca de admiração, reconhecimento e até para sermos servidos. 

Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. Mateus 20:26

Por causa desse conceito errado, alguns exageros acontecem. Líderes querendo controlar a vida das ovelhas, exigindo que os consultem para fazer qualquer coisa. Um tremendo absurdo.

Outro grande absurdo é que se você questionar um líder, meu amigo, você é um rebelde! Veja bem, há uma grande diferença entre questionar por ter dúvida, não entender e até mesmo não concordar com algo e desrespeitar. 

Não seja esse tipo de “líder”. Não seja um abusador espiritual e nem aceite uma liderança dessas sobre você. Uma liderança autoritária, inflexível e julgadora gera insegurança e desânimo. Entenda que liderança não é imposição e sim conquista. É influenciar pessoas. Isso só se consegue servindo, respeitando e amando.

Um bom líder compreende o tempo de cada um, aceita questionamentos e críticas (verificando sempre se são pertinentes e reais), tem em mente que ninguém é obrigado a nada. Nem ele e nem seus liderados.

Aprenda com Jesus, Ele sempre deu liberdade para todos os que o seguiam. Não me lembro de Cristo forçar a ninguém lhe obedecer. Desde os primórdios a liberdade e o amor andam de mãos dadas.

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7:12

Leveza

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28

A célula não pode ser um peso. Não pode ser aquela coisa que você pensa e diz:”Ah! Tenho que fazer!”. Se for assim alguma coisa está errada.

Eu percebo que isso se dá, na maioria da vezes, quando o líder está sobrecarregado. O ideal é delegar tarefas entre os membros. Estabeleça funções para cada um (sempre levando em conta o perfil da pessoa).

Um membro pode ser responsável pela organização e limpeza do local da reunião, um por organizar as células especiais e confraternizações, outro pelo louvor, dinâmica e assim vai.

A pessoa que fica responsável por uma função se sente valorizada e motivada. Mas lembre-se de nunca constranger alguém para assumir uma responsabilidade. Cada um tem o seu tempo.

Fracasso

Não somos treinados para o fracasso. A vida toda aprendemos que sucesso é estar em primeiro, ser o melhor, ser cabeça e não cauda. Conceitos que são relativos.

Podemos e eventualmente vamos fracassar. Qual o problema? Não é o fim. Sua vida, seu ministério, seu propósito não vai acabar por causa de algo que deu errado.

Levante, sacuda a poeira e comece novamente! Temos que aprender com o fracasso, digerir suas lições e tentar novamente!

Não atingiu as metas da célula, não multiplicou, perdeu todo mundo? Tente de novo, e de novo e de novo…

Eu não fracassei no teste, só encontrei 100 maneiras de fazer errado -Benjamin Franklin

Faça uma auto-avaliação e veja quais destes pontos precisam de mudança em sua vida. Não seja vencido pelo desânimo, não desista. Deus o abençoe!

Sou um apaixonado por minha esposa Danielle, minhas filhas Wanessa, Ana Cecília, Ana Liz e meu caçulinha Téo. Cristão, designer, idealizador do Projeto Amo Minha Célula. Amo ler, escutar, ver e estudar. Sou anfitrião de célula e trabalho com pequenos grupos desde 2005 na Igreja da Paz de Palmas/TO.

Posts Relacionados

4 Responses

Comente

Novos