Um dos personagens bíblicos que mais admiro é o Ap. Paulo. Dentre tantos atributos e virtudes que poderia citar, destaco a que mais fala ao meu coração no quesito liderança, a paternidade.

Paulo não era apenas aquele que estabelecia e fundava as igrejas ou somente aquele que pregava e ensinava nas sinagogas com maestria por ter sido criado aos pés de Gamaliel. Paulo foi pai! Sim, mesmo sem registros de um casamento ou uma família constituída por ele, Paulo foi alguém que gerou e acompanhou seus discípulos como filhos.

Mesmo a distância, nas situações mais desconfortáveis – a exemplo de quando estava preso – ele pôde animar seus filhos acompanhando-os por meio das cartas e por meio das orações que incessantemente fazia pelos seus!

E por conseguir tamanho sucesso nesse acompanhamento, principalmente por meio das orações, passei a observar como Paulo orava por aqueles que ele ganhava para o evangelho e edificava em Cristo.

Notei que em cada uma de suas cartas, ele nos dá dicas a esse respeito. E juntando todas essas introduções, lembrei-me de uma oração que meus pais naturais e na fé, sempre oraram por mim, desde quando eu era criança. Sempre os vi, lendo aquele papel com algumas expressões que eram pouco compreendidas por mim, mas que ainda hoje fazem toda a diferença no meu crescimento.

Meus pais, a exemplo de Paulo, não pediam a Deus bênçãos materiais para minha vida, tampouco, que Deus suprisse apenas alguma necessidade urgente dentro de nossa família ou que eu deixasse de ser um problema para eles para que tivessem uma preocupação a menos.

A oração desenvolvida por eles baseada nas cartas de Paulo, correspondia a um clamor em favor do meu crescimento espiritual. Por isso, hoje eu decidi compartilhar com vocês essa oração, que os meus pais denominaram de ORAÇÃO DE DEDICAÇÃO.

Sempre oramos ela pelas nossas próprias vidas e pelas vidas dos nossos discípulos, pela membresia de nossa igreja e até pelos os nossos parentes não crentes. Costumo dizer que fazer a ORAÇÃO DE DEDICAÇÃO constantemente é como aguar aquela semente que já foi plantada e precisa de alguns artifícios, além de estar no solo, para se desenvolver.

Quero te desafiar a fazer essa oração pelos integrantes de sua célula todos os dias por 2 meses. Com certeza haverá transformação e crescimento, primeiro em sua própria vida e consequentemente na deles. Abaixo segue a oração na primeira pessoa para que você possa orar por você e em anexo segue um modelo para que você ore pelos seus filhos na fé!

EU ORO PARA QUE O DEUS DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLÓRIA, ME CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE. ILUMINE OS OLHOS DO MEU ENTENDIMENTO PARA QUE EU VENHA SABER QUAL A ESPERANÇA DO MEU CHAMAMENTO, QUAL A RIQUEZA DA GLÓRIA DA MINHA HERANÇA NOS SANTOS. PAI, ESTOU CERTO DE QUE O SENHOR QUE COMEÇOU A BOA OBRA HÁ DE COMPLETÁ-LA ATÉ O DIA DE CRISTO JESUS.

PAI, PEÇO-TE QUE O AMOR QUE EXISTE EM MIM AUMENTE MAIS E MAIS EM PLENO CONHECIMENTO E TODA PERCEPÇÃO, PARA QUE EU VENHA APROVAR AS COISAS EXCELENTES E SER SINCERO E INCULPÁVEL NO DIA DE CRISTO, CHEIO DO FRUTO DE JUSTIÇA O QUAL É MEDIANTE JESUS CRISTO, PARA TUA GLÓRIA E LOUVOR.

NÃO VOU ANDAR ANSIOSO DE COISA ALGUMA, MAS VOU RENOVAR A MINHA MENTE COM A TUA PALAVRA EM TUDO O QUE É VERDADEIRO, RESPEITÁVEL, JUSTO, PURO, AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA E, SE ALGUMA VIRTUDE HÁ E SE ALGUM LOUVOR EXISTE, SEJA ISSO QUE OCUPE O MEU PENSAMENTO, POIS TUDO POSSO PORQUE O SENHOR ME FORTALECE.

PAI, QUERO TRANSBORDAR DO PLENO CONHECIMENTO DA TUA VONTADE EM TODA SABEDORIA E ENTENDIMENTO ESPIRITUAL A FIM DE VIVER DE MODO DIGNO DO SENHOR PARA O TEU INTEIRO AGRADO FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA E CRESCENDO NO PLENO CONHECIMENTO DE TI E SENDO FORTALECIDO COM TODO PODER SEGUNDO A FORÇA DA TUA GLÓRIA, EM TODA PERSEVERANÇA E LOGANIMIDADE, COM ALEGRIA, DANDO GRAÇAS A TI Ó PAI QUE ME FIZESTE IDÔNEO A PARTE QUE ME CABE NA HERANÇA DOS SANTOS NA LUZ.

PAI, SUPLICO-TE QUE ABRA AS PORTAS À PALAVRA, A FIM DE FALAR DO MISTÉRIO DE CRISTO PELO QUAL ESTOU ALGEMADO, PARA QUE EU O MANIFESTE COMO DEVO FAZER. PAI, QUE EU ME PORTE COM SABEDORIA PARA APROVEITAR AS OPORTUNIDADES. QUE AS MINHAS PALAVRAS SEJAM SEMPRE AGRADÁVEIS, TEMPERADAS COM SAL PARA SABER COMO DEVO FALAR.

PAI, QUERO TORNAR-ME UM CRENTE MODELO PARA QUE DA MINHA BOCA SAIA A TUA PALAVRA PARA TODOS COM MUITA OUSADIA E INTREPIDEZ, PARA DIVULGAR A FÉ EM TI SEM TER NECESSIDADE DE ACRESCENTAR COISA ALGUMA PARA QUE OS OUTROS DEIXEM A IDOLATRIA E VENHAM SERVIR A TI O DEUS VIVO ÚNICO E VERDADEIRO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, AMÉM!

ORAÇÃO PELO DISCÍPULO (Nos espaços deve-se colocar o nome do discípulo):

EU ORO PARA QUE O DEUS DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O PAI DA GLÓRIA, CONCEDA A _________________ ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE. ILUMINE OS OLHOS DO ENTENDIMENTO DE _____________________ PARA QUE ELE/ELA VENHA SABER QUAL A ESPERANÇA DO SEU CHAMAMENTO, QUAL A RIQUEZA DA GLÓRIA DA HERANÇA DELE/DELA NOS SANTOS. PAI, ESTOU CERTO DE QUE O SENHOR QUE COMEÇOU A BOA OBRA NA VIDA DE _____________________HÁ DE COMPLETÁ-LA ATÉ O DIA DE CRISTO JESUS.

PAI, PEÇO-TE QUE O AMOR QUE EXISTE EM _______________________ AUMENTE MAIS E MAIS EM PLENO CONHECIMENTO E TODA PERCEPÇÃO, PARA QUE ELE/ELA VENHA APROVAR AS COISAS EXCELENTES E SER SINCERO E INCULPÁVEL NO DIA DE CRISTO, CHEIO DO FRUTO DE JUSTIÇA O QUAL É MEDIANTE JESUS CRISTO, PARA TUA GLÓRIA E LOUVOR. QUE _____________________ NÃO ANDE ANSIOSO DE COISA ALGUMA, MAS QUE _______________ RENOVE A MENTE DELE/DELA COM A TUA PALAVRA EM TUDO O QUE É VERDADEIRO, RESPEITÁVEL, JUSTO, PURO, AMÁVEL, TUDO O QUE É DE BOA FAMA E, SE ALGUMA VIRTUDE HÁ E SE ALGUM LOUVOR EXISTE, SEJA ISSO QUE OCUPE O PENSAMENTO DELE/DELA, POIS TUDO, ELE/ELA PODE PORQUE O SENHOR O/A FORTALECE.

PAI, QUE _____________________ TRANSBORDE DO PLENO CONHECIMENTO DA TUA VONTADE EM TODA SABEDORIA E ENTENDIMENTO ESPIRITUAL A FIM DE VIVER DE MODO DIGNO DO SENHOR PARA O TEU INTEIRO AGRADO FRUTIFICANDO EM TODA BOA OBRA E CRESCENDO NO PLENO CONHECIMENTO DE TI E SENDO FORTALECIDO COM TODO PODER SEGUNDO A FORÇA DA TUA GLÓRIA, EM TODA PERSEVERANÇA E LOGANIMIDADE, COM ALEGRIA, DANDO GRAÇAS A TI, Ó PAI, QUE O/A FIZESTE IDÔNEO A PARTE QUE O/A CABE NA HERANÇA DOS SANTOS NA LUZ.

PAI, SUPLICO-TE QUE ABRA AS PORTAS À PALAVRA, A FIM DE QUE ____________________ FALE DO MISTÉRIO DE CRISTO PELO QUAL ELE/ELA ESTÁ ALGEMADO, PARA QUE SE O MANIFESTE COMO DEVE FAZER. PAI, QUE ELE/ELA SE PORTE COM SABEDORIA PARA APROVEITAR AS OPORTUNIDADES. QUE AS PALAVRAS DELE/DELA SEJAM SEMPRE AGRADÁVEIS, TEMPERADAS COM SAL PARA SABER COMO SE DEVE FALAR.

PAI, QUE ELE/ELA SE TORNE UM CRENTE MODELO PARA QUE DA BOCA DELE/DELA SAIA A TUA PALAVRA PARA TODOS COM MUITA OUSADIA E INTREPIDEZ, PARA DIVULGAR A FÉ EM TI SEM TER NECESSIDADE DE ACRESCENTAR COISA ALGUMA PARA QUE OS OUTROS DEIXEM A IDOLATRIA E VENHAM SERVIR A TI O DEUS VIVO ÚNICO E VERDADEIRO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, AMEM!