A melhor forma de treinar novos líderes de célula

8

Um dos maiores desafios de um líder de célula é reproduzir novos líderes. Esse é um objetivo fundamental para qualquer célula, uma vez que multiplicar é o ápice de um pequeno grupo, e sem novos líderes é impossível chegar lá.

Existem diversas maneiras de se formar um bom líder de célula:  treinamentos teóricos como escola de líderes, escola ministerial da sua igreja, discipulado, seminários, congressos, workshops, artigos do Amo Minha Célula (rs) e por aí vai. Todos esses métodos são válidos, mas não existe nada melhor do que um treinamento prático!

Eu não sei como funciona a dinâmica de célula na sua igreja, mas vou falar como funciona na minha e tem dado muito certo. Nós entendemos que o líder é simplesmente um facilitador, um mentor do pequeno grupo, uma vez que ele já passou por todo o processo de crescer com uma célula e multiplicá-la pelo menos uma vez.

Então, quando um líder assume uma célula, já sabe como funciona a dinâmica do pequeno grupo e agora ele vai ensinar a todos, eu disse todos, não somente aquele que ele acha que vai ser o próximo líder. Ensinar a todos?! Como assim?!
[adinserter block=”2″]
Todos são líderes em potencial, em um momento pode até ser que você não enxergue isso, ou a pessoa não queira, mas no meio do processo isso pode ser despertado, então se tem um membro comprometido com a célula, ele deve ser treinado. E outra, pode ser que aquela pessoa que você – precipitadamente – elegeu como próximo líder desista na caminhada.

Mas vamos lá, como é esse treinamento prático? Em nossas células existem momentos: recepção, dinâmica, louvor, palavra, oferta, visão, oração e lanche. Então, nas primeiras reuniões é ideal que o líder participe das tarefas fazendo e mostrando para o grupo como deve ser.

Poxa, mas então na primeira reunião vou ter que fazer todas as tarefas? Não. Escolha um serviço que seja mais “complicado” para os marinheiros de primeira viagem e delegue os outros dando orientações para que cada um também faça algum.

Vamos a um exemplo prático. Algo que faço na célula que lidero. Suponha que eu tenha dado ao Hyerro (membro da minha célula) o serviço do louvor. Nossa célula acontece no sábado (inclusive se você quiser acompanhar a célula que lidero, temos um perfil no Instagram, segue lá, compartilho algumas ideias nesse espaço também), então vou passar as orientações no máximo até quarta-feira, assim ele terá tempo para se preparar, tirar dúvidas e etc.

Como passar essas orientações? Você pode se encontrar com a pessoa, ligar ou usar o whatsapp – o que eu prefiro, pois o que envio fica gravado e a pessoa pode acessar quando quiser para tirar as dúvidas – que funciona assim: na quarta-feira mando uma mensagem no Whatsapp pro Hyerro com uma imagem e as orientações:

DICAS:

  • Leve as letras das músicas que serão cantadas (impressas ou digital);
  • Use músicas que todos conheçam, uma dica é aquelas que já cantamos nos cultos de celebração;
  • Evite músicas cheias de ministrações e que só nós evangélicos entendemos;
  • As músicas devem gerar uma atmosfera de alegria;
  • Me informe as músicas antes para que possa encontrá-las no Deezer.
  • Lembre-se sempre das três atmosferas da célula: AMOR, ALEGRIA e FÉ.

Para cada tarefa tenho uma imagem e suas respectivas orientações. Dessa forma a pessoa se sente mais segura. Pode ser que uma tarefa não saia como deve, por isso é essencial o seu feedback.

Como dar o feedback? Você como líder mais do que qualquer outra pessoa tem que ficar ligado em cada um dos momentos da célula e fazer suas observações, para posteriormente ajustar aquilo que não ficou tão bom. Então, o Hyerro ministrou o louvor, e fiz as seguintes notas mentais (com o tempo você pega o jeito):

  • Ponto positivo: eu observei que ele realmente se preparou. Imprimiu as letras (geralmente mandamos as letras do louvor da nossa célula no grupo de whatsapp que temos);
  • Ponto negativo: escolheu músicas muito desanimadas.

Beleza! Agora vou dar o feedback pra ele. Elogiar muito, muito mesmo, o que ele fez bem, e sugerir que dá próxima vez ele escolha músicas mais animadas. Eu costumo delegar a mesma tarefa pra pessoa na semama seguinte, assim ela pode colocar em prática as orientações que lhe foram passadas.

Isso vale para todas os serviços da célula. Essa prática, aliada ao feedback vai fazer com que os membros da célula sejam realmente treinados em como conduzir uma reunião, vai manter o dna da célula – o que impede hajam multiplicações sem um padrão – e trará extrema segurança para o líder que assumirá em uma próxima múltiplicação.

Espero que este artigo ajude você. Quer bater um papo comigo? Me segue no Twitter @bru2nocampos.

Paz!

Sou um apaixonado por minha esposa Danielle, minhas filhas Wanessa, Ana Cecília, Ana Liz e meu caçulinha Téo. Cristão, designer, idealizador do Projeto Amo Minha Célula. Amo ler, escutar, ver e estudar. Sou anfitrião de célula e trabalho com pequenos grupos desde 2005 na Igreja da Paz de Palmas/TO.

Posts Relacionados

11 Responses
  1. Eu achei uma palhaçada! O meu lider me indicou para treinamento de lideres de celula, me esforcei ao maximo participa todas as aulas era primeiro chegar e ultimo sair. Gravei audio das aulas, tirava fotos slides, até ajudava outros alunos com duvidas. Teve formatura e tive fica como membro em uma celula onde me falaram era temporario.
    Passou quase 1 ano, ja estava ficando desanimado com situação!
    Sem querer escutei um conversa da minha lider com supervisor falando que tinha uma celula sem lider, oba, pensei agora que vou estreia, comecei jejuar e ora, esperando o chamado, mais passou 1 semana, 2 semanas, 1 mes e nada me chama, e todos os outros alunos do curso ja estava liderando suas celulas. Eu fiquei sem entende qual era o problema e foi questiona o motivo com nova lider da celula que eu estava.
    Ela fez uma reuniao e chamou supervisor, em momento de raiva o supervisor de celula, soltou sem querer. “EU NUNCA MAIS EM MINHA VIDA VOU DA LIDERANÇA DE UMA CÉLULA PARA ALGUÉM SOLTEIRO”.
    Isso me deixou muito puta da vida, até onde eu sei quem da liderança de celula para alguém é Deus e não este supervisor. Depois disso fiquei desanimado por um tempo, parei de frequenta celula e a igreja evitar discursos com ele por uns 4 meses.
    Este final mes abril voltei na celula, e ja tinha novos lideres em treinamento era casal. E ja falavam em multiplicação onde este casal iria lidera nova celula.
    Estou orando a Deus tomar decsão se vou continua neste celula e igreja ou vou sair ir para outra igreja!

    1. Oi, Everton. O ideal é que a reunião dure no máximo 1h. Sabendo que existe esse tempo pré-fixado os participantes (principalmente convidados) podem se organizar para outros compromisso que porventura tenham.

Comente

Novos