Você já compartilhou uma palavra na célula e viu que demorou demais? Essa palavra pode até ter sido uma benção, mas pela demora acabou gerando outros problemas como por exemplo o horário de algum participante ir embora, não teve tempo para comunhão ou teve que correr com outra coisa para ajustar o tempo final.

A célula é um ambiente informal onde os participantes tem a liberdade de dar a opinião e tirar dúvidas e por isso muitas vezes o tempo se alonga e como podemos fazer para passar a mensagem proposta dentro do tempo estabelecido?

É exatamente sobre isso que vamos conversar aqui, mas antes quero reforçar que nenhuma técnica humana supera o poder e a ação do Espírito Santo de Deus. Por isso é importante buscar direção de Deus sempre para que não seja o agir humano ali e sim o agir de Deus!

2 Dicas Para Compartilhar a Palavra na Célula Sem Demorar Muito

Agora vamos lá. O que fazer para compartilhar a palavra de uma forma clara e dentro do tempo proposto?

A palavra na célula precisa ser rápida e ter uma aplicação prática (não é pra ficar filosofando, mas ir direto ao ponto) Como conseguir isso? A resposta é: Planejamento!

Como Se Planejar

Sim, antes da célula acontecer você precisa se planejar e ver quanto tempo precisa para compartilhar aquela palavra. Caso a palavra seja muito grande precisa ver a possibilidade de dividir a mensagem em duas partes. Uma mensagem grande pode ser transformada em uma série de mensagens menores.

Por exemplo se você vai falar do Fruto do Espírito, que são 9, você pode falar de 4 deles em uma reunião e os outros 5 em uma outra reunião. Assim você consegue falar tudo o que está proposto, consegue dar tempo para as pessoas darem a opinião delas e também tirar dúvidas.

Dica Extra: Caso você tenha alguém na célula que fale muito e que faz perguntas que fogem do assunto, você pode educadamente interromper essa pessoa e dizer que pode conversar com ela sobre o tema na hora da comunhão. Assim na hora da comunhão você pode conversar com ela e as outras pessoas estão livres para ter comunhão e conversar de outros assuntos e você não perde a hora da programação.

Faça um Esboço

Preciso confessar algo muito particular e que muitas vezes é um problema para mim, sou prolixo!

Sim, falo muito principalmente quando me empolgo com algo como é o caso quando compartilho a palavra de Deus. Algumas vezes na célula que participo já compartilhei algumas coisas e me estendi no tema atrapalhando outras atividades da célula como o horário de termino e a hora da comunhão.

Um ponto interessante desses dias é que muitas vezes eu não tinha um esboço, sabia o que ia falar mas não listei em um papel e com isso falei demais. Quero te dar dicas simples de como fazer um esboço de pregação para células

3 Dica para fazer um esboço

  • Escreva tópicos que vão ser falados
  • Escreva versículos
  • Analise tudo e remova o que é desnecessário

Acredito que se você seguir essas dicas sempre vai conseguir passar a mensagem da forma mais objetiva possível e a sua célula continuará sendo uma benção!

Conclusão

Se planeje, faça um esboço e tenho certeza que você vai evoluir muito no modo como compartilha a mensagem na célula.

Você tem dificuldade de compartilhar a palavra na célula? Deixe seu comentário, quero muito saber tua opinião. Deus abençoe!