Você tem dificuldade de compartilhar na célula?

Se alguma vez deu branco, tremedeira, medo de errar ou algo do tipo então esse artigo é para você!

Existem basicamente 4 inimigos que nos impedem de pregar na célula ou falar em público.

O primeiro é o Nervosismo: ao falar na célula não se esqueça de que você está defendo uma ideia, não você mesmo. Você está falando da palavra e é dela que as pessoas precisam gostar. Por isso por mais que você se ache simples saiba que a palavra é viva e eficaz .

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.

O segundo é a Timidez: e você não pode vincular a timidez com a incapacidade de falar em público. Por isso treine a comunicação, quanto mais você treinar mais você se sentirá a vontade ainda que isso demore um tempo.

Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:19,20.

O terceiro é a Ansiedade: então antes de começar a célula uma boa estratégia pode ser o “quebrar o gelo”. Isso tende a diminuir sua ansiedade, talvez contando uma história que tem a ver com a mensagem você já consegue “liberar a ansiedade”.

O Quarto é a Falta de Concentração: por isso se preparar é fundamental e você precisa estudar o tema que vai falar no dia, além disso é importante você cuidar da sua alimentação, “comer uma feijoada” antes da célula pode te dar sono e não comer pode te deixar com o pensamento um pouco mais devagar.

19 Dicas Práticas Para Você Conseguir Falar Na Célula

#1 Falar na célula é um privilégio e não um sofrimento

Tenha sempre em mente que falar na célula é um privilégio e não um sofrimento, ter a mentalidade correta te ajuda a agir da forma correta, se você pensa que falar é um sofrimento então sofrerá para fazer isso agora se você acredita que pregar na célula é uma bênção então terá o temor, porém vai fazer da melhor forma possível aproveitando esta oportunidade de Deus para você.

#2 Conheça a realidade das pessoas que participam do grupo

Conhecer o grupo vai te ajudar a contextualizar a mensagem dando exemplos e trazendo sempre para a realidade do grupo, assim as pessoas vão conseguir te entender melhor.

#3 Pratique e prepare-se

Durante a semana é fundamental que você estude a mensagem, ORE e peça direção para Deus. Existe um ditado que diz que “Nós jogamos como treinamos, se treinamos mal então jogaremos mal”.

#4 Cuide da sua aparência

Antes de nos ouvir, as pessoas nos julgam pela aparência por isso é importante você cuidar também da aparência.

#5 Chegue cedo

Se prepare chegando antes da reunião começar, durante esse período que você está esperando para receber os outros participantes da célula já vai orando, entrando no clima e isso vai te ajudar a eliminar o nervosismo.

#6 Fale pausadamente

Quanto mais rápido falar pior, isso vai dificultar a respiração e também você terá menos tempo para pensar. Por isso faça pausas durante a mensagem , respire devagar assim seu cérebro vai processar melhor as ideias.

#7 Perfeito não existe

Lembre-se que o feito é melhor que o perfeito. Você nunca fará uma célula perfeita porém sempre vai se aperfeiçoar e sempre vai evoluir na forma como você falar durante a reunião.

#8 Escreva um esboço

Nunca use uma folha inteira, use o celular, cartões ou a metade de uma folha assim você vai tremer menos com o papel na mão. Talvez você pode segurar o esboço com as duas mãos isso vai fazer você tremer menos e assim facilitará a leitura.

#9 Memorização

Durante o estudo memorize tópicos, assim você vai precisar escrever menos no esboço e assim facilita a leitura e a retomada da mensagem

#10 Ler em voz alta

Durante a semana leia em voz alta a bíblia e também seu esboço isso vai te ajudar a pronunciar as palavras melhor.

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo.

#11 Treine no espelho

Se você tem muita dificuldade então treine falar olhando para o espelho assim você vai se enfrentando e vai ficando mais ousado.

#12 Entonação

Não fale gritando, nem fale baixo demais. Mude o volume de acordo com a necessidade isso ajuda a prender a atenção das pessoas.

#13 Expressão corporal

Não sei se você já percebeu mas falamos com o nosso corpo, evite falar com a mão no bolso ou travado demais

#14 Comece sem pressa

Sei que as vezes você por estar nervoso, quer começar logo para terminar logo porém comece sem pressa se arrume, respire, ore com calma e comece a mensagem.

#15 Grave para ouvir depois

Gravar vídeos no celular também pode ser interessante assim depois você vê como está falando e aonde precisa melhorar.

#16 Confiança

Não tema, Deus é contigo.

Evite demonstrar nervosismo, isso pode chamar mais atenção do que você. Por isso seja natural, não fale empostando a voz, não seja um personagem! Mostre para as pessoas que você é humano como elas, não é um super herói que está pregando mas uma pessoa comum dependente do Amor e da Graça de Deus!

#17 Não se distraia com as pessoas, se foque na mensagem

Nem sempre todos estarão 100% prestando a atenção em você, dentro do possível busque que todos prestem atenção porém o seu foco precisa ser a mensagem. Se alguém estiver distraído não se distraia com essa pessoa mas se mantenha no foco da mensagem.

#18 Conte histórias, faça quebra gelos, dê exemplos reais e pessoais

Um recurso interessante é você contar histórias suas para exemplificar o que está sendo pregado, o ser humano gosta de ouvir histórias isso prende a atenção das pessoas. Você também pode usar quebra gelos e dinâmicas para ajudar a passar a mensagem.

#19 Olhe mais para o rosto amigo

Evite olhar muito para quem está distraído ou está com “cara de que não gostou”, olhe mais para as pessoas que estão prestando a atenção e te passam segurança.

Agora é a sua vez, aproveite essas dicas e coloque em prática na próxima vez que você for pregar na célula. Espero que você tenha gostado dessas dicas quero muito saber o que você achou, deixe seu comentário!

Clique Aqui e Cadastre Seu email para receber minhas próximas mensagens que vão ajudar você a desenvolver e multiplicar sua célula.

Grande abraço, Deus abençoe!

P.S.: Depois me conta quais foram os resultados, e o quanto você conseguiu evoluir!